Vai fazer Enem? Governo federal cria cursinho para estudantes no DF
Estudantes vão ganhar bolsa e projeto terá vigência em 2024 e 2025 com 160 alunos. Professores e monitores também serão selecionados
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo federal criou o projeto Cursinho Popular do Pronasci, com o objetivo dar oportunidade a estudantes de ensino médio se prepararem para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O programa foi lançado nesta quinta-feira (28/12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O projeto tem vigência para 2024 e 2025, e deve selecionar 80 estudantes por ano, totalizando 160 alunos até o final do projeto, com o pagamento de bolsas. Também serão selecionados dois professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) e 22 para professores para lecionar por dois anos. O governo vai investir R$ 1,3 milhão pelos dois anos do programa.
O projeto também vai selecionar 20 estudantes de graduação para ganhar bolsas e monitorar os cursos durante a execução do projeto. Segundo o ministério, o projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a redução da criminalidade infanto-juvenil.
A partir de janeiro de 2024, o projeto iniciará sua primeira etapa de seleção de professores do IFB para coordenar as atividades do cursinho preparatório, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto, para a monitoria das aulas.
A partir de março de 2024, serão selecionados estudantes do Ensino Médio ou que já tenham concluído o curso, como, também, alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para participarem do cursinho preparatório de 2024.
A segunda etapa do projeto ocorrerá em 2025, com a seleção de novos professores e estudantes do ensino médio ou EJA, proporcionando a outra metade das bolsas.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), lançado em março deste ano, e tem como foco o combate à criminalidade no país. O programa renasce com outro foco, agora, no combate à violência contra as mulheres.