Vai comprar TV na quarentena? Cuidado com os golpes pela internet
PCDF prendeu, nesta quinta-feira (16/04), cinco pessoas que fraudavam compras pela internet e revendiam os aparelhos ainda na caixa
atualizado
Compartilhar notícia
Uma organização criminosa especializada em fraudes contra sites de vendas na internet foi alvo de uma operação desencadeada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do DF (PCDF), nesta quinta-feira (16/04).
Os cinco bandidos presos aproveitavam a grande quantidade de compras feitas pela rede mundial de computadores – em função do isolamento social provocado pelo novo coronavírus -, e burlavam os endereços de entregas de quem havia pagado por televisores de alto valor. Os produtos eram deixados pelas empresas em residências nas cidades do Gama e Santa Maria e, depois, revendidos pela quadrilha.
De acordo com as investigações, os criminosos usavam dados extraídos de cartões de crédito das vítimas para realizar compras em sites especializados em e-commerce. Após concretizar a compra, os estelionatários recebiam, no conforto de casa, as televisões de tela grande. Em seguida, buscavam receptadores ou pessoas interessadas em comprá-las.
Segundo o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani, os falsários começaram a repetir os mesmos endereços de entrega, o que facilitou a operação. “Essa organização já vinha atuando há algum tempo, mas ficaram relaxados e começaram passar para as empresas de vendas os mesmo locais de entrega. Acompanhamos uma dessas entregas e prendemos as cinco pessoas”, explicou.
Ainda embaladas
O delegado ressaltou que pelo menos 10 aparelhos foram comprados de forma fraudulenta pelos criminosos. Alguns foram recuperados ainda embalados. “No entanto, sabemos que o número de TVs que chegaram nas mãos dessa organização criminosa é muito maior”, afirmou.