Vai assistir ao 7 de Setembro? Veja o que está proibido na Esplanada
Com expectativa de reunir 30 mil pessoas, haverá esquema de segurança reforçado no desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
O feriado do Dia da Independência do Brasil, celebrado neste sábado (7/9), vai alterar a circulação na Esplanada dos Ministérios, onde vão ocorrer os desfiles tradicionais. Com expectativa de reunir um público de 30 mil pessoas, o evento contará com um esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos espectadores. Para isso, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou o que não pode ser levado para a festa.
Confira os itens proibidos nos desfiles:
- Fogos de artifício e similares
- Armas de fogo em geral
- Latas, copos, garrafas, coolers e isopores
- Apontador a laser ou similares
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Animais em geral, exceto cães guia
- Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados (altura, largura e profundidade)
- Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
- Malas, pastas, caixas e similares
- Churrasqueira de qualquer tamanho
- Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo
- Carrinhos de compra e similares
- Drones não-autorizados
- Armas brancas ou qualquer outro objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas e etc
- Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
- Garrafas de vidro e latas
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
- Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima
O que abre e o que fecha no feriado de 7 de Setembro no DF
A Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) não terá expediente na parte administrativa, mas o atendimento telefônico e os serviços nas ruas vão ocorrer normalmente.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente na sexta-feira (6/9) nos postos de atendimento. As equipes de operação e manutenção, porém, vão trabalhar normalmente. O aplicativo e o site da empresa, assim como o telefone 115 e o WhatsApp 61 3029-8428 funcionarão 24 horas por dia.
As agências do Banco de Brasília (BRB) funcionarão no horário normal, das 11h às 16h, na sexta-feira (6/9); aos sábados e domingos não há atendimento.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também vai operar normalmente e seguirá as escalas de coleta convencional e seletiva.
A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará na sexta-feira (6/9), das 7h15 às 18h, mas não no sábado.
Transporte
O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira (6/9), devido à preparação para o desfile de 7 de Setembro.
O metrô funcionará em horário normal na sexta-feira (6/9), das 5h30 às 23h30. No sábado (7/9), os trens circularão em escala de feriado, das 5h30 às 19h.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) dividiu as atividades nos postos de atendimento, que não vão funcionar na sexta-feira (6/9). Porém, quem agendou serviços de veículos, habilitação e penalidades para esse dia poderá ser atendido por ordem de chegada, desde que apresente comprovante de agendamento.
Se a intenção for reagendar algum serviço, o procedimento poderá ser feito pelo portal da autarquia ou pelo aplicativo Detran-DF. As atividades das bancas examinadoras, para concessão de habilitação, ficam confirmadas apenas caso tenham sido agendadas para sexta-feira (6/9).
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) não terá atendimento ao público durante todo o fim de semana nos setores de Multas e Penalidades e de Protocolo.
Já as operações de fluidez do trânsito vão ocorrer normalmente na sexta-feira (6/9), na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/ Via Estrutural); na Estrada Parque Contorno (DF-001) – no trecho entre os viadutos de Samambaia e o do Pistão Sul –; e na BR-070.
O DER-DF destaca que, em função do feriado, o trânsito de veículos será interrompido no sábado (6/9) no Eixo Rodoviário (DF-002), para o Eixão do Lazer, das 6h às 18h. A interrupção também ocorrerá no domingo (7/9), como ocorre tradicionalmente.
Passeios
Outra opção de lazer para os brasilienses, o Mirante da Torre de TV funcionará normalmente durante todo o fim de semana, das 9h às 18h45.
O Zoológico e o Jardim Botânico de Brasília abrirão normalmente na sexta-feira (6/9) e no sábado (7/9). O primeiro funciona das 8h30 às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h; o segundo opera das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas na portaria principal, das 7h às 9h.
Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão normalmente nos dos dias. Os horários de abertura e fechamento podem ser conferidos neste link.
Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades na véspera do feriado.
Secretarias
Nesta sexta-feira (6/9), dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão abertos os centros POP, a Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS) e os pontos de acolhimento. Vão fechar: os centros de Referência de Assistência Social (Cras), Especializado em Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon).
Já os restaurantes comunitários estarão abertos nesse dia. No sábado (7/9), vão funcionar as unidades de Planaltina, do Recanto das Emas, de Arniqueira, do Pôr do Sol, do Itapoã e de São Sebastião.
Da Secretaria da Mulher (SMDF), funcionarão normalmente a Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. Os demais equipamentos públicos estarão fechados.
Na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), não haverá atendimento presencial na sede, e ficarão fechadas as unidades do Na Hora e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).
As unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio também não funcionarão. Contudo, demandas urgentes ao conselho podem ser registradas pelo telefone 125, enquanto as do centro integrado devem ser direcionadas para o número 61 983-140-636, das 8h às 20h.
O mesmo ocorrerá nos núcleos do Direito Delas, que estarão fechados, mas vão atender em regime de plantão, pelo telefone 61 983-820-130.