metropoles.com

Vai assistir ao 7 de Setembro? Veja o que está proibido na Esplanada

Com expectativa de reunir 30 mil pessoas, haverá esquema de segurança reforçado no desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Público vibra com a Esquadrilha da Fumaça em apresentação durante o desfile de 7 de Setembro1
1 de 1 Público vibra com a Esquadrilha da Fumaça em apresentação durante o desfile de 7 de Setembro1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O feriado do Dia da Independência do Brasil, celebrado neste sábado (7/9), vai alterar a circulação na Esplanada dos Ministérios, onde vão ocorrer os desfiles tradicionais. Com expectativa de reunir um público de 30 mil pessoas, o evento contará com um esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos espectadores. Para isso, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou o que não pode ser levado para a festa.

Confira os itens proibidos nos desfiles:

  • Fogos de artifício e similares
  • Armas de fogo em geral
  • Latas, copos, garrafas, coolers e isopores
  • Apontador a laser ou similares
  • Artefatos explosivos
  • Sprays e aerossóis
  • Animais em geral, exceto cães guia
  • Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados (altura, largura e profundidade)
  • Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial
  • Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
  • Malas, pastas, caixas e similares
  • Churrasqueira de qualquer tamanho
  • Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo
  • Carrinhos de compra e similares
  • Drones não-autorizados
  • Armas brancas ou qualquer outro objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas e etc
  • Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
  • Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
  • Garrafas de vidro e latas
  • Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
  • Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
  • Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
  • Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima

O que abre e o que fecha no feriado de 7 de Setembro no DF

A Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) não terá expediente na parte administrativa, mas o atendimento telefônico e os serviços nas ruas vão ocorrer normalmente.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente na sexta-feira (6/9) nos postos de atendimento. As equipes de operação e manutenção, porém, vão trabalhar normalmente. O aplicativo e o site da empresa, assim como o telefone 115 e o WhatsApp 61 3029-8428 funcionarão 24 horas por dia.

As agências do Banco de Brasília (BRB) funcionarão no horário normal, das 11h às 16h, na sexta-feira (6/9); aos sábados e domingos não há atendimento.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também vai operar normalmente e seguirá as escalas de coleta convencional e seletiva.

A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará na sexta-feira (6/9), das 7h15 às 18h, mas não no sábado.

Transporte

O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira (6/9), devido à preparação para o desfile de 7 de Setembro.

O metrô funcionará em horário normal na sexta-feira (6/9), das 5h30 às 23h30. No sábado (7/9), os trens circularão em escala de feriado, das 5h30 às 19h.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) dividiu as atividades nos postos de atendimento, que não vão funcionar na sexta-feira (6/9). Porém, quem agendou serviços de veículos, habilitação e penalidades para esse dia poderá ser atendido por ordem de chegada, desde que apresente comprovante de agendamento.

Se a intenção for reagendar algum serviço, o procedimento poderá ser feito pelo portal da autarquia ou pelo aplicativo Detran-DF. As atividades das bancas examinadoras, para concessão de habilitação, ficam confirmadas apenas caso tenham sido agendadas para sexta-feira (6/9).

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) não terá atendimento ao público durante todo o fim de semana nos setores de Multas e Penalidades e de Protocolo.

Já as operações de fluidez do trânsito vão ocorrer normalmente na sexta-feira (6/9), na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/ Via Estrutural); na Estrada Parque Contorno (DF-001) – no trecho entre os viadutos de Samambaia e o do Pistão Sul –; e na BR-070.

O DER-DF destaca que, em função do feriado, o trânsito de veículos será interrompido no sábado (6/9) no Eixo Rodoviário (DF-002), para o Eixão do Lazer, das 6h às 18h. A interrupção também ocorrerá no domingo (7/9), como ocorre tradicionalmente.

Passeios

Outra opção de lazer para os brasilienses, o Mirante da Torre de TV funcionará normalmente durante todo o fim de semana, das 9h às 18h45.

O Zoológico e o Jardim Botânico de Brasília abrirão normalmente na sexta-feira (6/9) e no sábado (7/9). O primeiro funciona das 8h30 às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h; o segundo opera das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas na portaria principal, das 7h às 9h.

Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão normalmente nos dos dias. Os horários de abertura e fechamento podem ser conferidos neste link.

Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades na véspera do feriado.

Secretarias
Nesta sexta-feira (6/9), dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão abertos os centros POP, a Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS) e os pontos de acolhimento. Vão fechar: os centros de Referência de Assistência Social (Cras), Especializado em Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon).

Já os restaurantes comunitários estarão abertos nesse dia. No sábado (7/9), vão funcionar as unidades de Planaltina, do Recanto das Emas, de Arniqueira, do Pôr do Sol, do Itapoã e de São Sebastião.

Da Secretaria da Mulher (SMDF), funcionarão normalmente a Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. Os demais equipamentos públicos estarão fechados.

Na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), não haverá atendimento presencial na sede, e ficarão fechadas as unidades do Na Hora e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).

As unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio também não funcionarão. Contudo, demandas urgentes ao conselho podem ser registradas pelo telefone 125, enquanto as do centro integrado devem ser direcionadas para o número 61 983-140-636, das 8h às 20h.

O mesmo ocorrerá nos núcleos do Direito Delas, que estarão fechados, mas vão atender em regime de plantão, pelo telefone 61 983-820-130.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?