metropoles.com

Vacinas contra gripe e sarampo estão disponíveis em todas UBSs do DF

Crianças, gestantes e mães em resguardo ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Vacina Sarampo
1 de 1 Vacina Sarampo - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Mais de um mês se passou desde que a Secretaria de Saúde anunciou que a vacinação contra o vírus Influenza estaria disponível para toda a população do DF. De lá para cá, as salas de vacina ainda dispõem de doses da vacina contra o vírus Influenza. Além disso, a campanha contra o sarampo foi prorrogada para adultos entre 20 a 49 anos.

Contra a gripe, o principal alerta é para as pessoas do público alvo que ainda não receberam a vacina. Estão abaixo da meta a imunização de crianças de 6 meses a 2 anos (80,5%), crianças de 2 a 5 anos (51,1%), crianças de 5 anos (65,3%), gestantes (64,4%), puérperas (70,9%) e adultos de 55 a 59 anos (55,1).

Ao procurar a UBS, é indicado que o paciente leve documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique se há alguma dose pendente, mas a apresentação não é obrigatória.

A preocupação é vacinar e diminuir os casos de influenza causados pelos vírus das três cepas que constituem a vacina, que são Influenza A H1N1, H3N2 e B.

No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina, desde o início da campanha que começou em março. No último dia 31 de agosto, a Rede de Frio que armazena as vacinas para distribuição na rede possuía 21 mil doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.

3 imagens
Vacinação contra a gripe no Distrito Federal
1 de 3

Por fim, a autorização definiu algumas condições para a importação excepcional

Science Photo Library/GettyImages
2 de 3

Vacinação contra a gripe no Distrito Federal

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Breno Esaki/Agência Saúde DF
Sarampo

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada em todo o país até o dia 31 de outubro. O público-alvo são os adultos de 20 a 49 anos, que podem tomar a dose extra da vacina tríplice viral mesmo que já a tenha recebido anteriormente.

A medida é necessária para eliminar a circulação do sarampo no Brasil, pois a principal medida de prevenção e controle da doença é a vacina.

No Distrito Federal, ela está disponível na rotina das Salas de Vacina, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Por isso, a Secretaria de Saúde tem alertado o público-alvo sobre a importância de buscar pela vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19.

“A Estratégia de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada para que as pessoas entre 20 e 49 anos continuem procurando as unidades básicas de saúde. É importante receber uma dose extra da vacina, mesmo que já tenha as doses de rotina”, afirmou a enfermeira da área técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.

De acordo com a especialista, dos cinco casos positivos da doença registrados no Distrito Federal em 2020, quatro deles estão entre 20 e 49 anos. Por isso, é necessário que o público-alvo procure pela dose extra da vacina o quanto antes, para evitar mais casos de sarampo entre pessoas dessa faixa etária.

Cobertura vacinal

Desde o início da campanha até 27 de agosto, a cobertura vacinal de adultos de 20 a 49 anos alcançou apenas 5,6% no Distrito Federal. Ou seja, 75.888 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas contra o sarampo nesse período.

Levando em conta que no DF a população total do público-alvo é de 1.364.987 pessoas, a cobertura vacinal manteve-se abaixo do esperado.Um reflexo do que acontece em todo o Brasil, que registrou apenas 5,8% das pessoas com essas idades sendo vacinadas. (Com informações da Agência Saúde DF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?