Vacinas contra gripe e sarampo estão disponíveis em todas UBSs do DF
Crianças, gestantes e mães em resguardo ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de um mês se passou desde que a Secretaria de Saúde anunciou que a vacinação contra o vírus Influenza estaria disponível para toda a população do DF. De lá para cá, as salas de vacina ainda dispõem de doses da vacina contra o vírus Influenza. Além disso, a campanha contra o sarampo foi prorrogada para adultos entre 20 a 49 anos.
Contra a gripe, o principal alerta é para as pessoas do público alvo que ainda não receberam a vacina. Estão abaixo da meta a imunização de crianças de 6 meses a 2 anos (80,5%), crianças de 2 a 5 anos (51,1%), crianças de 5 anos (65,3%), gestantes (64,4%), puérperas (70,9%) e adultos de 55 a 59 anos (55,1).
Ao procurar a UBS, é indicado que o paciente leve documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique se há alguma dose pendente, mas a apresentação não é obrigatória.
A preocupação é vacinar e diminuir os casos de influenza causados pelos vírus das três cepas que constituem a vacina, que são Influenza A H1N1, H3N2 e B.
No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina, desde o início da campanha que começou em março. No último dia 31 de agosto, a Rede de Frio que armazena as vacinas para distribuição na rede possuía 21 mil doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.
Sarampo
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada em todo o país até o dia 31 de outubro. O público-alvo são os adultos de 20 a 49 anos, que podem tomar a dose extra da vacina tríplice viral mesmo que já a tenha recebido anteriormente.
A medida é necessária para eliminar a circulação do sarampo no Brasil, pois a principal medida de prevenção e controle da doença é a vacina.
No Distrito Federal, ela está disponível na rotina das Salas de Vacina, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Por isso, a Secretaria de Saúde tem alertado o público-alvo sobre a importância de buscar pela vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19.
“A Estratégia de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada para que as pessoas entre 20 e 49 anos continuem procurando as unidades básicas de saúde. É importante receber uma dose extra da vacina, mesmo que já tenha as doses de rotina”, afirmou a enfermeira da área técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.
De acordo com a especialista, dos cinco casos positivos da doença registrados no Distrito Federal em 2020, quatro deles estão entre 20 e 49 anos. Por isso, é necessário que o público-alvo procure pela dose extra da vacina o quanto antes, para evitar mais casos de sarampo entre pessoas dessa faixa etária.
Cobertura vacinal
Desde o início da campanha até 27 de agosto, a cobertura vacinal de adultos de 20 a 49 anos alcançou apenas 5,6% no Distrito Federal. Ou seja, 75.888 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas contra o sarampo nesse período.
Levando em conta que no DF a população total do público-alvo é de 1.364.987 pessoas, a cobertura vacinal manteve-se abaixo do esperado.Um reflexo do que acontece em todo o Brasil, que registrou apenas 5,8% das pessoas com essas idades sendo vacinadas. (Com informações da Agência Saúde DF)