Vacinação para categorias da saúde começa nesta sexta no DF
Há 49 pontos de imunização espalhados pelo DF. Vacinação será dividida em fases: a primeira contempla 28% dos profissionais
atualizado
Compartilhar notícia
Começa na manhã desta sexta-feira (26/3) a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de saúde do Instituto Médico Legal (IML) e daqueles com registro nos seguintes conselhos e entidades representativas: biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários.
Há 49 pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal, que estarão abertos para a imunização desse público a partir das 8h.
A Secretaria de Saúde recebeu mais de 145.265 nomes de profissionais com registro nesses órgãos. Após uma análise nos dados, a pasta identificou que, desse total, 98.647 ainda não tinham sido vacinados.
A inclusão foi possível após pequeno percentual das remessas de doses dos imunizantes pelo Ministério da Saúde ser destinado para essas novas categorias, desde que a data fosse previamente agendada pelo site da Secretaria de Saúde do DF.
Imunização em etapas
A vacinação para esses profissionais será dividida em oito fases: a primeira ocorrerá entre os dias 26 e 30 de março, atingindo 28 mil profissionais, ou seja, 28,46% dos cadastrados.
A segunda etapa atingirá 11,58% dos profissionais. As fases seguintes, até a oitava, atingirão 10% cada uma. As datas das fases seguintes serão definidas e divulgadas pela Secretaria de Saúde, após o DF receber mais doses de vacinas encaminhadas pelo governo federal.
Só receberão a primeira dose, profissionais com agendamento prévio. Nessa quinta-feira (25/3), o serviço foi suspenso após 28 mil cadastros.
A marcação da data pôde ser feita no site vacina.saude.df.gov.br, onde o profissional escolhe dia, horário e local para receber o imunizante.
É importante destacar que, durante o cadastro para as próximas fases, caso o CPF do profissional não seja reconhecido pelo sistema, ele deverá procurar o órgão que o representa para atualização cadastral junto à Secretaria de Saúde.
É preciso levar ao local de vacinação documento de identificação com foto, registro profissional, comprovante de agendamento e o cartão de vacina. Caso não tenha o cartão de vacina, um novo será feito no posto de imunização.
Confira onde é possível vacinar:
Na próxima semana, por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), pelo menos 25 categorias profissionais serão incluídas na lista de prioridades de vacinação no Distrito Federal. A decisão do chefe do Executivo local beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pelo novo coronavírus.
O Metrópoles listou o cronograma das categorias anunciadas pelo governo local para receber a vacina nos próximos dias. O primeiro calendário será exclusivo para profissionais que não atuam na linha de frente de enfrentamento à Covid-19 e, a partir da próxima semana, outras categorias que estão nos serviços essenciais.
Vale frisar que, a depender da Secretaria de Saúde, outros segmentos podem ser incluídos.
Confira quais categorias vão vacinar:
A partir de sexta-feira (26/3), mediante agendamento
- Médicos
- Enfermeiros
- Nutricionistas
- Fisioterapeutas
- Terapeutas ocupacionais
- Biomédicos
- Farmacêuticos
- Odontólogos
- Fonoaudiólogos
- Psicólogos
- Assistentes sociais
- Médicos veterinários
- Técnicos veterinários
- Trabalhadores de consultórios
- Trabalhadores de clínicas
- Trabalhadores de laboratórios
- Profissionais de farmácias
- Agentes funerários
- Servidores do Instituto Médico Legal (IML)
A partir da próxima semana, a depender das remessas da União:
- PCDF
- PMDF
- Corpo de Bombeiros (CBMDF)
- Detran
- Procon-DF
- DF Legal