metropoles.com

Vacinação de pessoas de 64 e 65 anos começa às 13h desta 6ª no DF

Distrito Federal recebeu 80 mil doses de imunizantes na madrugada desta sexta-feira (16/4), o que possibilitou a antecipação da campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
fila vacina parque cidade covid 19 brasilia
1 de 1 fila vacina parque cidade covid 19 brasilia - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O Distrito Federal começará a vacinar pessoas com 64 e 65 anos contra a Covid-19 ainda nesta sexta-feira (16/4). A campanha tem início às 13h. Veja aqui os endereços dos postos de imunização.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu novo lote de vacinas na Rede de Frio Central nesta madrugada. O voo da Latam com as doses desembarcou à 0h31 em Brasília. Por meio do programa Avião Solidário, a companhia aérea tem realizado embarques voluntários, entregando imunizantes gratuitamente para todas as unidades da Federação.

Na quinta (15/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que a imunização dessa faixa etária começaria no sábado (17/4). Porém, com a chegada desta remessa, a SES-DF montou uma força-tarefa para a conferência e distribuição dos imunobiológicos, o que antecipou a inclusão desse grupo.

O novo lote tem 80 mil doses, entre as quais 72,8 mil serão aplicadas, e o restante deve ser mantido como reserva técnica. De acordo com a secretaria, são 40.971 doses do imunizante da AstraZeneca e 31.847 da Coronavac.

5 imagens
Novo lote de vacinas chegou ao DF nesta madrugada
Remessa veio em voo da Latam
1 de 5

Vacinação de pessoas com 64 e 65 anos começa nesta sexta (16/4)

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
2 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Novo lote de vacinas chegou ao DF nesta madrugada

Latam/Divulgação
4 de 5

Remessa veio em voo da Latam

Latam/Divulgação
5 de 5

Latam/Divulgação
Outros grupos

Além dos idosos, a Saúde continuará a vacinação dos profissionais das forças de segurança a partir da próxima segunda-feira (19/4). Os trabalhadores da saúde poderão agendar a aplicação da primeira dose nesta mesma data.

A estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) é de que o DF tenha uma população com 64 e 65 anos composta por 40.515 pessoas sendo 20.804 com 64 anos e 19.711 com 65 anos. A divisão das doses foi definida pelo Ministério da Saúde e o DF seguirá o fluxo conforme orientação do órgão federal.

A remessa conta com doses para uso em primeira aplicação (D1) e para o reforço (D2). A distribuição para a primeira dose será da seguinte forma:

  • 43.140 doses para idosos de 65 e 64 anos;
  • 2.237 doses para vacinar profissionais das forças de segurança;
  • 3.906 para profissionais de saúde.

Estas últimas 3,9 mil serão ampliadas para 4.414, pois 508 doses do agendamento passado, que tinham sido separadas para perda técnica, serão usadas nesta fase.

O Ministério da Saúde aumentou a porcentagem de perda técnica a ser enviada aos estados. Antes, 5% das doses recebidas eram reservadas para suprir perdas técnicas. Agora, esse percentual será de 10%, uma vez que há frascos chegando com menos doses que o esperado.

Mais locais de vacinação

Nesta sexta, três novos pontos de vacinação foram disponibilizados no DF: na Praça dos Direitos, no Itapoã; Espaço Céu das Artes, no Recanto das Emas; e na Praça dos Direitos, em Ceilândia. Também houve mudança no drive-thru de Santa Maria, que antes era localizado na administração da cidade e agora fica na UBS 7, na Avenida Brigadeiro Pinto de Moura, S/N, Santos Dumont.

Além disso, pessoas com 64 e 65 anos terão 13 postos de vacinação durante o fim de semana para receber a primeira dose da imunização contra Covid-19 no DF.

Do total de locais em que haverá aplicação das vacinas, quatro são de acesso exclusivamente presencial, ou seja, a pé. São eles: Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Sobradinho. No Estádio Bezerrão, no Gama, além de Guará e Planaltina, a imunização será feita tanto em quem chegar a pé quanto de carro, nos chamados drive-thrus.

No Shopping Iguatemi do Lago Norte; no Jardim Botânico; em Ceilândia; no estacionamento da Unieuro de Águas Claras; no Taguaparque, em Taguatinga; e no Parque da Cidade, na Asa Sul, o atendimento será exclusivamente para quem estiver em carros.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?