Vacinação de novos grupos não prejudica a imunização dos idosos no DF
No total, 25 novas categorias foram inclusas para receber doses da vacina. Governo garante que população mais velha não será prejudicada
atualizado
Compartilhar notícia
Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF) incluiu 25 categorias no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. De modo geral, até então, podiam ser imunizados apenas profissionais de saúde e idosos. Apesar da ampliação do público-alvo, o Executivo distrital garante que idosos não serão prejudicados.
De acordo com o governo, a quantidade de doses remanejadas para os novos grupos é muito pequena, de modo que não há interferência na velocidade com que a população mais velha recebe a vacina.
“Cabe lembrar que a imunização desses profissionais em nada afeta a dos grupos prioritários. Das remessas recebidas, uma pequena parte é direcionada”, disse o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25/3).
No mesmo sentido, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, garantiu a proteção aos idosos e destacou a imunização de trabalhadores que lidam diretamente com o público forma paralela. “A cada remessa, estamos fazendo a diminuição da faixa etária. Agora, não poderíamos deixar de vacinar profissionais de saúde que estão na linha de frente”, disse o chefe da pasta na mesma coletiva.
Segundo o titular da Saúde, a cada entrega de mais doses de imunizantes ao DF pelo Ministério da Saúde, novas faixas etárias serão contempladas com a vacinação. Há uma semana, por exemplo, teve início a imunização dos brasilienses com idades entre 69 e 71 anos. Uma nova remessa de vacinas é esperada para essa sexta-feira (26/3), o que permitirá ao GDF ampliar novamente a faixa etária a ser vacinada na capital.
Até agora, o DF vacinou 62% da sua população com mais de 70 anos. Vivem em Brasília, 142.253 idosos com essa idade, dos quais 88.238 estão imunizados.
Novos grupos
Além de anunciar a imunização de todos que trabalham na área de saúde – incluindo aqueles que atuam na linha de frente contra a Covid-19 –, o GDF decidiu convocar para a vacinação integrantes das forças de segurança, rodoviários (cobradores e motoristas, por exemplo), além de fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e auditores da Secretaria DF Legal, esses últimos responsáveis pelo controle das medidas restritivas adotadas pelo GDF.
Dos trabalhadores da saúde, poderão receber a vacina os profissionais registrados nas áreas de biologia, nutrição, educação física, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários. Os servidores de saúde do Instituto de Medicina Legal (IML) também estão na lista. Todos precisarão agendar o atendimento neste site.
Nesta sexta, os profissionais da rede privada de Saúde do DF começam a ser vacinados.