metropoles.com

Vacinação de idosos de 69 a 71 anos começa hoje no DF. Veja detalhes

Há 47 pontos de imunização espalhados pelo Distrito Federal. Todos vão estar abertos para a vacinação desse público a partir das 13h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacinação de idosos de 74 anos no DF
1 de 1 Vacinação de idosos de 74 anos no DF - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Começa na tarde desta segunda-feira (22/3) a vacinação contra a Covid-19 de idosos com 69, 70 e 71 anos de idade. Há 47 pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal, que estarão abertos para a imunização desse público a partir das 13h. De terça (23/2) em diante, os horários serão os normais dos postos e drive-thrus do DF (confira arte abaixo).

A ampliação da campanha para essa faixa etária é possível devido ao recebimento, no sábado (20/3), de 48.250 doses de vacina. Do total, 48 mil são Coronavac e 250, Covishield. A primeira é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A segunda é desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Não é necessário agendar a vacinação para os idosos, segundo a Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, 42.924 pessoas dessa faixa etária serão contempladas com a imunização.

É importante frisar que quem já teve Covid-19 pode, sim, receber a imunização, desde que passados 30 dias após o desaparecimento dos sintomas. No momento da vacinação, a pessoa não poderá estar doente ou com quadro febril.

Confira onde é possível vacinar – lembrando que o novo público só poderá receber as doses a partir das 13h: 

 

4 imagens
Adultos que receberam a segunda dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos cinco meses já podem conferir o calendário de vacinação e se dirigir um posto de imunização
Mais de 60% dos idosos acima de 70 anos estão imunizados
Dados são do Ministério da Saúde
1 de 4

Imunização foi ampliada para idosos a partir de 69 anos nesta segunda (22/3)

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Adultos que receberam a segunda dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos cinco meses já podem conferir o calendário de vacinação e se dirigir um posto de imunização

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Mais de 60% dos idosos acima de 70 anos estão imunizados

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
4 de 4

Dados são do Ministério da Saúde

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Neste momento, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, pede calma para a população. Segundo o gestor, há doses suficientes para atender todos os integrantes desse novo grupo prioritário. “Não é preciso ter pressa. Os pontos de vacinação agora abrem também aos fins de semana e irão atender o grupo em qualquer dia a partir desta segunda (22/3)”, disse.

Profissionais de saúde da rede privada

A partir desta semana, os profissionais de saúde que atuam em diversas áreas da rede privada também passam a ser imunizados. Eles, porém, precisam agendar, a partir de quinta-feira (25/3), pelo site vacina.saude.df.gov.br. A vacinação para esse público tem início na sexta-feira (26/3).

Estão incluídos os trabalhadores de consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e do Instituto Médico Legal. Serão levados em conta, nesta primeira etapa, os seguintes profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos.

A vacinação desses profissionais ocorrerá de forma gradativa, levando em consideração o quantitativo de vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde semanalmente à Secretaria de Saúde do DF.

Até o último domingo (21/3), 194.619 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante na capital federal e 69.002 foram vacinadas com a 2ª dose.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?