metropoles.com

Vacinação de crianças contra a dengue começa com filas no DF

O DF recebeu somente 71.708 doses para a vacinação contra a dengue, 36% das 194 mil esperadas para a primeira remessa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
vacinção-crianças-dengue
1 de 1 vacinção-crianças-dengue - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Adolescentes entre 10 e 11 anos, acompanhados de seus responsáveis, acordaram cedo nesta sexta-feira (9/2) para garantir a aplicação da primeira dose da vacina contra a dengue no Distrito Federal.

A imunização estava prevista para ter início por volta das 8h. No entanto, horas antes, filas já se formavam dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O Distrito Federal recebeu somente 71.708 doses da vacina contra a dengue, 36% das 194 mil esperadas para a primeira remessa. Devido ao recebimento de menos doses, a faixa etária do público-alvo é entre 10 e 11 anos.

Expectativas

Primeiros da fila, o auxiliar administrativo Elizio Braga chegou por volta das 5h na UBS 2 do Guará, acompanhado do filho de 11 anos, Fernando Braga (foto em destaque).

A família é de Valparaíso de Goiás, Entorno do DF, e queria garantir a vacinação da criança, visto que até o momento apenas a capital do país, Goiás e Bahia receberam doses do imunizante.

“Eu quis trazer para proteger a criança, porque meu filho tem 11 anos e a principal faixa etária que está internando ou hospitalizando é essa faixa. Cheguei aqui às 5h para garantir a dose”, disse. “É maravilhosa a sensação de saber que ele vai ser o primeiro a receber a dose”, comentou Elizio.

 

A estudante Sarah Bertoldo, 11 anos, mobilizou o pai Hector Bertoldo para levá-la à UBS 2 do Guará para se vacinar. Eles chegaram por volta das 6h e eram uma das primeiras famílias na fila também.

Segundo a menina, duas amigas dela já pegaram dengue. Por conta do medo de adoecer, ela quis garantir o quanto antes a primeira dose do imunizante para evitar maiores problemas em razão da doença.

“A filha de uma amiga da minha mãe já pegou e uma colega da escola também. Faltou um dia e está de atestado por causa de dengue. Eu estou com medo de pegar, então eu acho importante me vacinar logo”, disse Sarah.

9 imagens
Diminuição da faixa etária do público-alvo se deu após recebimento de menos doses do que o esperado
Imunização começa às 8h desta 6ª feira
Marcela Martino e o pai Anderson Martino Gonçalves
1 de 9

Vacinação no DF começa nesta 6ª para crianças de 10 e 11 anos

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 9

Diminuição da faixa etária do público-alvo se deu após recebimento de menos doses do que o esperado

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 9

Imunização começa às 8h desta 6ª feira

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 9

Marcela Martino e o pai Anderson Martino Gonçalves

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles
9 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles

Na UBS 1 do Cruzeiro a movimentação era maior e a fila se formava ao redor do posto. A dentista Juliana Jardim era uma das mães que acompanhava com a filha Letícia Jardim, 10 anos, a vez de entrarem na sala de vacinação.

Mãe e filha chegaram na unidade por volta das 8h e já estavam aguardando na fila há cerca de 1 hora.

“Nós moramos no Sudoeste, estávamos ansiosas para o início da vacinação aqui, mas não sabíamos que ia ter esse movimento todo. A Lele sempre fica um pouquinho ansiosa, mas ela está muito consciente da importância dessa vacinação para que ela esteja imunizada contra a dengue”, frisou Juliana

Por volta das 10h30, o movimento na UBS 2 da Asa Norte era tranquilo. Os servidores reforçavam que, neste primeiro momento, apenas adolescentes entre 10 e 11 anos estavam sendo vacinados.

O estudante Vinícius Vieira Rodrigues, 10 anos, chegou às 9h30 no posto. Ele estava acompanhado da mãe e da irmã de 5 anos.

“Eu sei que a vacina é importante pra gente se prevenir dos tipos da dengue, que é uma doença muito perigosa e que tá dando muitos casos aqui em Brasília. Dois amigos meus já pegaram”, disse o menino.

Já a fotógrafa Gabryella Rocha aproveitou o início da vacinação nesta sexta-feira para levar o filho Arthur Rocha, 10 anos, ao posto de saúde.

“Como ele vai voltar às aulas na próxima semana, eu quis trazê-lo logo para monitorar se ele vai ter alguma reação à vacina durante o Carnaval e estar bem para voltar a estudar”, contou.

Programação

Para esta sexta, 15 pontos de imunização estarão aplicando o imunizante contra a dengue Qdenga, da fabricante japonesa Takeda.

A vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, inclusive aquelas em terapias imunossupressoras, com infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?