Vacinação de aeroportuários é antecipada e começa nesta quarta no DF
De acordo com a Secretaria de Saúde, 1.600 profissionais serão imunizados no ponto noturno fixado no Setor Militar Urbano nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal antecipou vacinação de aeroportuários para a noite desta quarta-feira (2/6). A imunização deste público estava prevista para começar apenas na próxima segunda-feira (7/6), mas terá início mais cedo.
A pasta não informou o motivo da antecipação. De acordo com a Saúde, 1.600 aeroportuários serão vacinados no ponto de imunização fixado no Setor Militar Urbano nesta quarta-feira (2/6), no período noturno, das 19h às 23h.
“Outros 500 profissionais, que só podem ir ao ponto de vacinação durante o dia, serão imunizados na segunda-feira, na UBS 2 do Guará”, explicou, em nota. A campanha na próxima segunda vai das 8h às 17h.
6 mil funcionários
As vacinas para aeroportuários já estavam reservadas. Serão imunizados os empregados da aviação comercial que trabalham na linha de frente, em contato direto com passageiros. Será necessário apresentar documento de identificação e crachá comprovando o vínculo empregatício com o aeroporto.
Embora a primeira etapa seja destinada a 2.100 profissionais, o aeroporto tem cerca de 6 mil empregados com credenciais ativas. Ou seja, 38% dos que trabalham no terminal serão imunizados nesta fase. Por isso, foram escolhidos os que prestam atendimento direto ao público.
A lista de pessoas a serem vacinadas foi compilada pela Inframerica, entidade que administra o Aeroporto de Brasília, a partir das informações de cada empresa prestadora de serviços no aeroporto. Como a quantidade de vacinas é inferior ao número de funcionários, cada companhia que opera no aeroporto teve a incumbência de informar quais funcionários receberão o imunizante nesta primeira fase. A concessionária encaminhou o documento à Secretaria de Saúde.
O aeroporto pontuou que a aplicação da vacina ocorrerá nesta semana nos dias 2, 3 e 4 de junho, no Setor Militar Urbano. Na próxima semana, a campanha seguirá nos dias 7, 8 e 9, na UBS 2 do Guará. Em ambos os locais, a imunização será ministrada em sistema de drive-thru.
Ação Social
Para comemorar o momento, a Inframerica propôs unir a vacinação a uma ação social. Dessa forma, cada funcionário que será imunizado deverá levar 1 kg de alimento não perecível, que será entregue a instituições de caridade cadastradas no sistema da concessionária.