metropoles.com

Vacinação contra gripe: DF ainda tem mais de 300 mil doses disponíveis

Até o momento, foram imunizadas 858 mil pessoas, o equivalente a 73% da meta do GDF. Vacina está disponível em 99 postos. Veja onde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
vacina influenza
1 de 1 vacina influenza - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O Distrito Federal aplicou o equivalente a 73,03% das doses que recebeu para vacinar a população contra o vírus influenza. A capital federal recebeu 1.175.940 doses para vacinar um grupo estimado em 1.117.656 pessoas para a campanha deste ano, que iniciou em 12 de abril, aos grupos prioritários. A imunização está aberta para todas as pessoas com mais de 6 meses desde no início deste mês.

A enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, alerta: “A influenza é uma doença respiratória que, assim como a Covid-19, leva a internações e complicações à saúde”. Por isso, enfatiza, é necessária essa imunização para quem está no grupo elegível, bem como à população em geral.

Até o momento, foram aplicadas 858.777 doses. Considerando somente quem faz parte do grupo de risco, a vacinação atingiu 53,09% dos indivíduos previstos para a campanha. O grupo dos professores foi o mais vacinado, com 74,6% de cobertura. A vacina contra influenza estará disponível em 99 pontos até o uso de todas as doses disponíveis.

Imunização contra influenza e Covid-19

A vacina contra a gripe protege dos vírus influenza A H1N1 e H3N2 e influenza B. Crianças menores de 6 meses e pessoas com história de alergia a doses anteriores estão contraindicadas. É importante ressaltar que na maioria dos casos as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem-toleradas.

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde recomenda a vacinação contra influenza, mas orienta a população que vai tomar a primeira dose contra a Covid-19 a ficar atenta ao intervalo de aplicação entre os dois imunizantes. Quem tomou a D1 contra a Covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Se recebeu a vacina CoronaVac, é necessário aguardar o término do ciclo vacinal e tomar o imunizante contra a gripe somente 14 dias após receber a segunda dose. Com relação a quem já foi vacinado contra covid-19 pela Janssen, o período de espera é o mesmo.

No caso da AstraZeneca, que tem intervalo mais longo entre as doses – cerca de 90 dias –, quem tomou a primeira dose também deve esperar 14 dias para ser imunizado contra a gripe. A imunização deve ocorrer até 15 dias antes de receber a D2. Para quem já tomou a D2 da AstraZeneca e ainda não se imunizou contra a influenza, o período de espera para receber essa vacina é de 14 dias. (Com informações da Secretaria de Saúde)

2 imagens
Apenas 70% da população se imunizou contra o influenza
1 de 2

A medida entre em vigor a partir desta quinta-feira (4/8)

Vinicius de Melo/Agência Brasília
2 de 2

Apenas 70% da população se imunizou contra o influenza

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?