Vacinação contra Covid-19 chega às categorias da saúde do DF
No Parque da Cidade e na UBS da 612 Sul, o movimento para a imunização foi tranquilo no início da manhã desta sexta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Sem filas na maioria dos postos de vacinação do Distrito Federal, começou, nesta sexta-feira (26/3), a imunização contra Covid-19 para profissionais da saúde do Distrito Federal. São contemplados aqueles do Instituto de Medicina Legal (IML) e também com registro nos seguintes conselhos e entidades representativas: biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários.
As doses chegaram ao posto de vacinação no modelo drive-thru do Parque da Cidade por volta das 8h20, trazidas pela Secretaria de Saúde e acompanhadas por equipes da Polícia Militar. No total, são 500 pessoas agendadas para o local nesta sexta, além das demandas espontâneas.
Os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação dividiram-se em duas tendas: para aqueles com comprovante de agendamento e idosos (segunda dose).
O primeiro vacinado no Parque foi Raphael Silveira, 33 anos, profissional de educação física. Ele seguiu trabalhando durante o período de quarentena, com atenção aos protocolos de segurança. “Mas ainda fica aquela sensação de insegurança, porque você não sabe quando pode ter um descuido”, afirmou.
Veja imagens da vacinação nesta sexta-feira:
Na Unidade Básica de Saúde da 612 Sul, a professora Maria do Carmo Machado, 57, dentista da Universidade de Brasília (UnB), foi uma das primeiras a chegar à fila para vacinação. Ela estava no local por volta de 7h40 e relatou pouca quantidade de pessoas. Após 30 minutos, ela tomou a primeira dose.
“Eu desejo vacina para o mundo todo. O atendimento dos profissionais foi ótimo. Muito cordial”, elogiou.
Jardins Mangueiral
O Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardins Mangueiral, em São Sebastião, também foi transformado em um ponto drive-thru de vacinação. Com uma grande fila e movimento intenso, serão vacinadas 500 pessoas das categorias de saúde agendadas para o dia.
“Mesmo que seja mais um 1% de segurança, estou mais seguro do que zero”, declarou o educador físico Hugo Carvalho Xavier, 62, após receber a dose da Coronavac.
O momento foi de muita emoção para alguns. A psicóloga Sylvia Murriet, 43, não conteve a empolgação ao receber a aplicação. “Que venha para todo mundo”, desejou.
Veja imagens dessa vacinação:
Mais vacinas
A vacinação para esses profissionais será dividida em oito fases: a primeira ocorrerá entre 26 e 30 de março, atingindo 28 mil profissionais, ou seja, 28,46% dos cadastrados.
A segunda etapa atingirá 11,58% desse grupo. As fases seguintes, até a oitava, atingirão 10%, cada uma. As próximas datas serão definidas e divulgadas pela Secretaria de Saúde, após o DF receber mais doses de vacinas encaminhadas pelo governo federal.
Nesta sexta-feira, com a chegada de 48,5 mil doses de imunizantes, o governador Ibaneis Rocha ampliou a campanha de vacinação para a faixa etária de 67 e 68 anos.