metropoles.com

Vacina da pólio tem baixa adesão no DF e Ibaneis pede urgência aos pais

Cobertura vacinal contra poliomielite está em apenas 53% no DF. Ibaneis faz apelo para pais e responsáveis de crianças de até 5 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
vacinação
1 de 1 vacinação - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez um apelo para que pais e responsáveis de crianças procurem um posto de vacinação com urgência para receber o imunizante contra a poliomielite. A cobertura vacinal contra a doença na capital está em apenas 53%.

A avaliação do Ministério da Saúde é de que há hoje um “alto risco de reinserção da pólio no Brasil”. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a possibilidade de reintrodução da doença que causa paralisia infantil está em cerca de 80%.

“Faço um apelo aos pais e responsáveis que ainda não foram levar as crianças de até 5 anos para se vacinar contra poliomielite: procurem um posto de vacinação com urgência. Nossa cobertura está em apenas 53% de crianças. Ainda é pouco e corremos riscos de trazer de volta essa doença cruel, erradicada no nosso país há 20 anos. São apenas 2 gotinhas que podem mudar vidas”, publicou Ibaneis Rocha, nas redes sociais.

A meta do DF é vacinar, no mínimo, 95% da população alvo. Essa porcentagem não é alcançada desde 2017. O imunizante está disponível em todas as regiões de saúde do DF, nas 118 salas de vacinação. Confira neste link os locais.

Queiroga estimula vacinação contra pólio e ressalta Zé Gotinha-014

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, ela pode gerar paralisia nos membros inferiores. O Brasil não detecta casos de poliomielite pelo vírus selvagem desde 1989. No DF, a doença não é registrada desde 1987. A vacina é o meio de prevenção, mas a cobertura vacinal na capital mostra uma tendência de queda.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. “A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. Em caso de dúvidas sobre a situação vacinal da criança, procure o serviço de saúde mais próximo levando o cartão de vacinação para a verificação. Se não possuir esse cartão, informe ao profissional de saúde para que receba a orientação adequada”, traz comunicado da Secretaria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?