metropoles.com

Vacina contra HPV liberada para público extra acaba nos postos do DF

DF havia liberado vacina contra HPV para mulheres de até 45 anos e homens de até 26, uma vez que lote estava para vencer nesta quarta (11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Cinco dias após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) anunciar a liberação de 7,5 mil doses de vacina contra HPV para mulheres até 45 anos e homens até 26 anos, as doses para esse público acabaram nos postos de saúde do DF. Segundo a pasta, todas foram aplicadas até a manhã desta terça-feira (10/5).

“A ampliação da faixa-etária, em meninas e mulheres de 9 a 45 anos e em meninos e homens de 9 a 26 anos, foi apenas para esse lote. A vacinação de rotina para o público-alvo da HPV meninas 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos continua assegurada nas salas de rotina”, disse a SES-DF, em nota.

Entenda

Na última sexta-feira (6/5), a Secretaria de Saúde ampliou temporariamente o público autorizado a tomar vacina contra HPV na rede pública. A pasta contava com cerca de 7,5 mil doses cujo prazo de validade expiraria na próxima quarta-feira (11/5). Para não descartar esses imunizantes, o órgão permitiu que novas faixas etárias se vacinassem.

A vacinação contra o HPV, rotineiramente, atende meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos, mas a aplicação em adolescentes e adultos também apresenta efetividade. É o que explica a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (Gevitha), Renata Brandão. “Pacientes dessa faixa etária já tomavam a vacina contra o HPV, mas só grupos específicos, como aqueles com HIV e em tratamento de câncer”, detalha.

Esquema de doses

Para homens de 15 a 26 anos e mulheres na faixa de 15 a 45, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda, e de seis meses da segunda para a terceira. Para meninas e meninos de 9 a 14 anos, o esquema deverá ser de duas doses, com intervalo de seis meses.

O GDF garantirá as doses subsequentes para completar o esquema vacinal dos pacientes que receberem a primeira aplicação do imunizante contra HPV nesta campanha temporária.

Papilomavírus humano

O papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês) é uma infecção sexualmente transmissível extremamente comum e pode provocar desde verrugas genitais até neoplasias, como câncer no colo do útero, no pênis e na laringe.

A vacina que previne o HPV protege contra quatro tipos do vírus – dois de baixo risco e dois de alto risco. Os de baixo risco são encontrados em 90% dos condilomas genitais, também conhecidas como verrugas genitais. Quanto aos de alto risco, a vacina protege contra os subtipos de HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?