Vacina: agendamento para 59 anos e deficientes sem BPC começa nesta 6ª
Pessoas maiores de 18 anos e com comorbidade também podem acessar o site da Secretaria de Saúde para garantir a vacina contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal antecipou para esta sexta-feira (4/6) o agendamento da vacinação contra Covid-19 de pessoas com 59 anos, a partir das 14h. A marcação para o grupo prioritário, que inclui deficientes sem BPC e comorbidades acima de 18 anos, será também nesta sexta, como estava previsto, a partir das 10h.
Os agendamentos podem ser feitos no site vacina.saude.df.gov.br.
Todos começarão a ser imunizados a partir de segunda-feira (7), de acordo com a data e os locais escolhidos.
As pessoas do grupo de 59 anos irão apenas agendar, sem necessidade de realizar cadastramento. Já o grupo de comorbidades está realizando cadastramento desde o início de maio. Portanto, essas pessoas só poderão marcar se estiverem cadastradas, inclusive os deficientes sem BPC.
Serão disponibilizadas 18 mil doses para atender o público de 59 anos. A pessoa agendada que, por algum motivo, não receber a vacina no dia indicado, terá cinco dias para procurar o ponto de vacinação, do contrário, perderá a sua prioridade.
Para o grupo de prioridades e comorbidades, serão 43 mil doses. Para os deficientes sem o BPC, foram disponibilizadas 15 mil vacinas.
Também serão destinados 2.600 imunizantes aos profissionais das forças de segurança e salvamento. A nova rodada de vacinação a esse público deve começar na próxima semana, também mediante envio de lista, não sendo necessário agendamento.
A vacinação ocorrerá no ponto da Praça dos Cristais e serão disponibilizadas 520 doses por dia, até que se atinja o quantitativo total do que foi reservado a esse público.
Rodoviários
Nesta sexta, a imunização dos rodoviários continua. A Secretaria de Saúde orientou que fossem priorizados os motoristas e cobradores, por estarem mais expostos a possíveis infecções de Covid-19. As doses estão sendo distribuídas da seguinte forma: 600 doses hoje, 1.200 no sábado (5) e 1.200 no domingo (6).
Os rodoviários deverão procurar a UBS 5 de Ceilândia, a UBS 1 do Riacho Fundo e o drive-thru do Parque da Cidade, que estarão administrando a vacina a esse novo público.
Também podem se vacinar:
- Profissionais de creches e gestores da rede pública cujos nomes constam de lista enviada pela Secretaria de Educação à Saúde;
- Profissionais de saúde (que já agendaram) e da segurança pública (por lista);
- População com 60 anos ou mais (sem agendamento);
- Pacientes em internação domiciliar;
- Povos indígenas;
- Pessoas de 30 a 59 anos com comorbidades (que tenham agendado);
- Indivíduos com síndrome de Down (com 18 anos ou mais);
- Pacientes que fazem hemodiálise (com 18 anos ou mais);
- Imunossuprimidos (com 18 anos ou mais);
- Gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais);
- Pessoas com deficiência inscritas no BPC (com 18 anos ou mais).
Veja aqui os pontos de vacinação no Distrito Federal.
Confira os grupos prioritários para vacinação:
Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 408.027 contaminações e 8.740 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 20 mortes e 487 novas infecções.