Falha no metrô causa transtornos para passageiros nesta quinta-feira
Usuários afirmam ter ficado parados por até 45 minutos dentro dos trens em estações diferentes
atualizado
Compartilhar notícia
Usuários enfrentaram falhas no metrô do Distrito Federal nesta quinta-feira (05/09/2019). De acordo com as informações que chegaram à redação do Metrópoles, o sistema ficou parado por até 45 minutos entre as estações Águas Claras, Concessionárias, Central, Taguatinga Sul e Asa Sul. A Companhia do Metropolitano esclareceu que o sistema trafegou lentamente durante toda a manhã por conta de uma trinca entre os trilhos. Ao meio-dia, a situação foi normalizada, segundo a empresa.
Bernardo Bressan dos Santos, 26 anos, pegou o metrô às 7h10. Ele conta que os trens estavam bem mais cheios do que o normal. “Lotado. Seguiu normalmente até a Estação Furnas, mas quando chegou em Samambaia Sul, o sistema ficou cerca de 15 minutos parado”, relatou o bancário. Bernardo contou ainda que, depois, o vagão ficou parado de 20 a 25 minutos na Estação Águas Claras. E trafegou lentamente até a Asa Sul, voltando ao normal quando alcançou o túnel.
A estudante de jornalismo Sabrina Santos, 21 anos, embarcou na Estação Samambaia às 07h16 para ir até a de Arniqueiras. Porém, no caminho, o metrô começou a apresentar falhas. Quando chegou à Estação Taguatinga Sul, o vagão ficou parado por cerca de 15 minutos. Depois, voltou a andar em velocidade reduzida, quando parou novamente na Estação Águas Claras e ficou estático por mais 30 minutos.
Uma outra leitora disse, por volta das 8h20, que ficou 30 minutos parada na Estação Central e, logo em seguida, na 108 Sul. “O pior de tudo é a falta de informação. A gente procura os funcionários do metrô e eles não querem nem conversar. A gente ficou meia hora dentro de um vagão”, disse a diarista Valderlene Costa Oliveira. Ela mora no Itapoã e utiliza transporte público todos os dias. Nesta quinta-feira (05/09/2019), demorou quase duas horas para chegar em Águas Claras.
Por meio de nota, a Companhia do Metropolitano informou que, devido à falha, a circulação dos trens passou a ser feita por meio de via singela (quando dois trens em sentidos opostos trafegam por uma só via) em um trecho entre as estações 112 Sul e Asa Sul. “A empresa identificou uma trinca entre dois trilhos e está providenciando o reparo. É importante destacar que a falha não provoca risco aos usuários”, destacou mais cedo a empresa.
Por volta das 11h, a estatal ressaltou que a previsão de normalização do sistema era antes do horário de pico da tarde, às 16h45. “A circulação neste momento ocorre com maior tempo de parada nas estações e velocidade reduzida dos trens”, afirmou o Metrô-DF.
Circulação dos trens ocorre neste momento com velocidade reduzida por conta de uma falha no sistema. Lamentamos pelos transtornos.
— Metrô-DF (@metrodfoficial) September 5, 2019
No perfil da empresa, passageiros reclamaram:
lenta não, parado por 20 minutos dentro do túnel com o ar mínimo!!!!
— arie (@arieleals) September 5, 2019
Tá não.. estamos no park shopping e parado novamente…
— Isabela Souza (@Isabela_Maria) September 5, 2019
Reduzida? Tá parada ???
— Iana Hentyzy (@IanaHentyzy) September 5, 2019