metropoles.com

Usuários de ônibus do DF poderão pagar passagem com cartão de débito

A partir desta quarta-feira (19/9), quem tiver a tecnologia contactless não precisará usar dinheiro. Teste começa em nove coletivos da Urbi

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathália Cardim/Metrópoles
Cartão Mais Cidadão
1 de 1 Cartão Mais Cidadão - Foto: Nathália Cardim/Metrópoles

A partir desta quarta-feira (19/9), os usuários do transporte público do Distrito Federal poderão pagar a passagem com cartão de débito que contenha a tecnologia contactless. A experiência faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade, Mastercard e o Banco de Brasília (BRB).

Nesta primeira fase, o serviço funcionará em nove ônibus articulados e identificados da empresa Urbi que fazem trajetos entre Samambaia e Recanto das Emas. O validador dos coletivos continuará o mesmo. Porém, será instalada neles a tecnologia wireless para funcionar como uma máquina de cartões de débito.

Até a primeira quinzena de outubro, a modalidade estará disponível em 65 ônibus da mesma empresa. “A nossa pretensão é de que uma frota de 500 veículos tenha a tecnologia até o final de 2018. Depois, o serviço será ampliado para todo o sistema”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno.

De acordo com o gestor, o usuário poderá usar cartão, telefone celular e até relógio que tenha a antena wireless no validador do coletivo. “O cartão de débito que você usa em qualquer lugar estará disponível para esse fim”, completou Damasceno. O cartão pode ser adquirido pelo site da BRB Card, a custo zero.

Serviço
Intitulado Cartão Mais Cidadão, o produto será multifuncional e poderá ser usado para compras e outros serviços, como um cartão de débito comum. “A maior vantagem é a inclusão social. É um cartão pré-pago. As pessoas carregam com valores e não terão mais a necessidade de andar com dinheiro para pagar passagem“, explicou Damasceno.

O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, classificou o serviço como inovador. “Isso facilita a vida em diversas situações. Esse cartão abrirá inúmeras possibilidades ao cidadão do DF. Futuramente poderá ser usado também para outras atividades do dia a dia. Com isso, entraremos numa nova era do transporte público em Brasília.”

A parceria entre um banco local e um serviço multifuncional é a primeira da América Latina, conforme afirmou o chefe da pasta. A medida promete facilitar a vida das empresas e dos usuários, visto que muitas vezes falta troco. No Distrito Federal, cerca de 1,5 milhão de pessoas utiliza o sistema de transporte público diariamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?