Usuários de ônibus do DF poderão pagar passagem com cartão de débito
A partir desta quarta-feira (19/9), quem tiver a tecnologia contactless não precisará usar dinheiro. Teste começa em nove coletivos da Urbi
atualizado
Compartilhar notícia
A partir desta quarta-feira (19/9), os usuários do transporte público do Distrito Federal poderão pagar a passagem com cartão de débito que contenha a tecnologia contactless. A experiência faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade, Mastercard e o Banco de Brasília (BRB).
Nesta primeira fase, o serviço funcionará em nove ônibus articulados e identificados da empresa Urbi que fazem trajetos entre Samambaia e Recanto das Emas. O validador dos coletivos continuará o mesmo. Porém, será instalada neles a tecnologia wireless para funcionar como uma máquina de cartões de débito.
Até a primeira quinzena de outubro, a modalidade estará disponível em 65 ônibus da mesma empresa. “A nossa pretensão é de que uma frota de 500 veículos tenha a tecnologia até o final de 2018. Depois, o serviço será ampliado para todo o sistema”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno.
De acordo com o gestor, o usuário poderá usar cartão, telefone celular e até relógio que tenha a antena wireless no validador do coletivo. “O cartão de débito que você usa em qualquer lugar estará disponível para esse fim”, completou Damasceno. O cartão pode ser adquirido pelo site da BRB Card, a custo zero.
Serviço
Intitulado Cartão Mais Cidadão, o produto será multifuncional e poderá ser usado para compras e outros serviços, como um cartão de débito comum. “A maior vantagem é a inclusão social. É um cartão pré-pago. As pessoas carregam com valores e não terão mais a necessidade de andar com dinheiro para pagar passagem“, explicou Damasceno.
O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, classificou o serviço como inovador. “Isso facilita a vida em diversas situações. Esse cartão abrirá inúmeras possibilidades ao cidadão do DF. Futuramente poderá ser usado também para outras atividades do dia a dia. Com isso, entraremos numa nova era do transporte público em Brasília.”
A parceria entre um banco local e um serviço multifuncional é a primeira da América Latina, conforme afirmou o chefe da pasta. A medida promete facilitar a vida das empresas e dos usuários, visto que muitas vezes falta troco. No Distrito Federal, cerca de 1,5 milhão de pessoas utiliza o sistema de transporte público diariamente.