Urnas serão monitoradas durante todo o trajeto até as zonas eleitorais
DF contará com 6,7 mil urnas eletrônicas para as eleições de 2022. Transporte delas ao locais de votação e cartórios eleitorais começa na 5ª
atualizado
Compartilhar notícia
As urnas eletrônicas usadas nas eleições de 2022 no Distrito Federal serão transportadas até os locais de votação a partir desta quinta-feira (29/9). O desembargador Roberval Belinati, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), afirmou que 41 caminhões farão o transporte dos equipamentos até os 610 endereços de destino. Durante todo esse percurso, os itens serão monitorados em tempo real.
Na quinta-feira (29/9), os caminhões de transporte serão lacrados e passarão a noite nos galpões do TRE-DF, em Taguatinga Norte, no Setor de Garagens Norte e no quartel do Gama da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), sob vigilância da corporação.
Roberval Belinati acrescentou que a distribuição das urnas deve ocorrer na sexta-feira (30/9), até as 17h. O transporte dos equipamentos ficará sob responsabilidade de empresa contratada por meio de pregão eletrônico, a um custo aproximado de R$ 440 mil.
“Cada caminhão será escoltado por uma viatura da PMDF e será acompanhado por um servidor da Justiça Eleitoral, que ficará encarregado de promover a entrega das urnas nos locais de votação. O administrador do local, geralmente o diretor da escola, vai recebê-las e atestar o recebimento [dos equipamentos]”, detalhou Belinati.
No sábado (1º/10), são montadas as seções eleitorais serão montadas. Haverá convocação dos presidentes e administradores delas para auxiliar os servidores do TRE-DF nessa tarefa.
Outras 700 urnas eletrônicas serão distribuídas diretamente aos cartórios eleitorais pelos veículos do TRE-DF, para fins de contingência, em eventual necessidade de troca.