UPA do DF ganha mais 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19
De acordo com governador, 22% apenas dos leitos de UTI estão ocupados no DF para a Covid, índice que não é verificado em outras cidades
atualizado
Compartilhar notícia
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante ganhou mais 20 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), nesta sexta-feira (24/04), para atender pacientes diagnosticados com coronavírus.
O governador Ibaneis Rocha visitou a UPA acompanhado do secretário de Saúde, Francisco Araújo, e do diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Sergio Costa.
“É um programa que estamos fazendo juntos, Secretaria de Saúde e Iges-DF, no sentido de reforçar todo o atendimento à população e nos preparar para a retomada das atividades a partir de 3 de maio. Temos hoje só 22% de ocupação dos nossos leitos”, disse o chefe do Executivo, ao contabilizar que o DF possui 120 leitos de UTI para atender pacientes com a doença e menos de 30 estão ocupados.
O diretor-presidente do Iges-DF informou que a UPA passou por uma série de adaptações para abrir os 20 leitos e a expectativa é de que mais 23 sejam abertos posteriormente.
“Foram feitas instalações de novos pontos de oxigênio e entregues novas camas, respiradores, monitores e carrinhos de emergência para atendimentos de parada cardiorrespiratória”, citou, ao lembrar que o Iges-DF já tinha aberto 66 leitos para tratamento da doença no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
A UPA também recebeu reforço de médicos das especialidades de pneumologia e intensivistas. A unidade já contava com clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de laboratório e de radiologia. No total, são aproximadamente 214 funcionários.
Os leitos serão regulados pela Secretaria de Saúde do DF. Os pacientes que estavam internados com outras doenças foram transferidos para outras unidades de saúde como Hospital Regional do Guará, Hospital Regional da Asa Norte e UPAs de Sobradinho e Recanto das Emas.