metropoles.com

Universidade do DF terá fundo para estrutura, projetos e pesquisas

CLDF aprovou nesta terça proposta que cria o FunDF. Investimento na Universidade do DF nos próximos quatro anos deve ser de R$ 200 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/Agência Brasília
Sala de aula vazia
1 de 1 Sala de aula vazia - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) criará um fundo destinado a garantir recursos para a estruturação da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). O Fundo da Universidade do DF (FunDF) também vai custear projetos e pesquisas da nova instituição de ensino superior local.

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica n° 36 de 2021, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada em segundo turno pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) nesta terça-feira (9/11). A matéria agora segue para ser sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

O texto recebeu 17 votos favoráveis e um contrário, da deputada distrital Júlia Lucy (Novo). A parlamentar mantém o posicionamento contrário à criação da UnDF, contrapondo os gastos com a nova instituição à falta de investimento em outras áreas no DF. Para ela, a criação do fundo irá “engessar o orçamento do DF, reservando parte dos recursos para manter a Universidade Distrital”.

A proposta define que o Poder Executivo criará e manterá o fundo, atribuindo-lhe dotação mínima percentual da Receita Corrente Líquida do DF. A dotação mínima destinada a garantir recursos para obras necessárias a sua estruturação, projetos, pesquisas e inovação será de:

  • 0,08% da Receita Corrente Líquida do DF, em 2022;
  • 0,15% da Receita Corrente Líquida do DF, em 2023;
  • 0,2% da Receita Corrente Líquida do DF, em 2024;
  • 0,3% da Receita Corrente Líquida do DF, em 2025.

A partir de 2026, o percentual mínimo da RCL do DF a ser destinado para a UnDF deverá ser de 0,08%.

A expectativa é de que, pelos próximos quatro anos, a universidade receba investimento público da ordem de R$ 200 milhões, valor que pode variar de acordo com a RCL.

Criada carreira de magistério

Também nesta terça-feira, o GDF sancionou a Lei nº 6.969, que cria a carreira de magistério superior da capital federal para atuar na UnDF.

São 3,5 mil cargos, sendo 2,5 mil para a carreira de professor, e mil de tutor de educação superior. O ingresso na carreira ocorrerá, exclusivamente, por concurso público de provas e títulos.

3 imagens
UnDF abrirá 3,5 mil vagas para servidores
Universidade do DF terá fundo para projetos e pesquisas
1 de 3

Governador Ibaneis Rocha sancionou a lei que cria a carreira de professor para a Universidade Distrital

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

UnDF abrirá 3,5 mil vagas para servidores

IMP Concursos/Divulgação
3 de 3

Universidade do DF terá fundo para projetos e pesquisas

CDC/Unsplash
Funcionamento da UnDF

Criada em 28 de julho deste ano, a UnDF, nova instituição de ensino superior (IES) pública do DF, já realiza atividades em três câmpus — Samambaia, Riacho Fundo e Asa Norte. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, a universidade hoje oferta vagas através de IES públicas que integram o sistema de educação superior público distrital.

É o caso da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), com os cursos de medicina e enfermagem; da Escola Superior de Gestão (ESG), que contará com a primeira turma de graduandos no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública já no final de 2021; e da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), com ofertas em nível de pós-graduação.

A recente cessão pela Terracap de um imóvel no Lago Norte para uso da universidade permitirá a implementação de novo espaço físico para a instituição, “já em curto prazo, com baixos custos para os cofres públicos”.

Ainda assim, a universidade distrital não pretende se limitar a esta região. A ideia é que a atuação da UnDF seja multicampi e multiespacial para atender as necessidades do Distrito Federal e Entorno. Atualmente, o GDF já prevê a construção de um prédio na área do Parque Tecnológico (Biotic), que será destinado às instalações acadêmicas.

Acesso

O acesso aos cursos já ofertados pela UnDF, bem como aos que ainda serão criados, deverá ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação. A fim de contemplar as diretrizes institucionais de atendimento prioritário a localidades do Distrito Federal e Entorno com menor acesso à educação superior pública, a UnDF atenderá a toda a legislação de reserva de vagas.

Das vagas, 40% serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública. A cota racial, prevista na lei distrital nº 3.788/2006, também será atendida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?