metropoles.com

Unidade de referência do Hospital de Base é parcialmente interditada

Área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço não tem condições de funcionar por falta de equipamentos básicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Luis Dantas/Domínio Público
1 de 1 - Foto: Foto: Luis Dantas/Domínio Público

Com 800 pessoas à espera de uma operação, a Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Base do Distrito Federal está parcialmente interditada. Desde a tarde desta sexta-feira (18/9), os médicos do local só atendem casos de urgência por falta de condições de trabalho. A decisão da Secretaria de Saúde foi tomada após uma vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) do DF, que constatou a falta de insumos básicos para o atendimento, entre eles antibiótico.

Referência na área que atende pacientes com tumores, câncer na tireoide, na língua, o local – na avaliação do CRM –  não garante “a dignidade e a segurança do exercício profissional médico”. Há duas semanas, o CRM constatou que não há condições de os médicos atuarem devido ao alto risco que correm os pacientes. Eles deram um prazo para a secretaria resolver o problema, o que não ocorreu. Diante disso, a entidade notificou a pasta para que se explicasse em 30 dias.

Para o corregedor e conselheiro do CRM-DF, Sérgio Zerbini, não existem condições mínimas de atendimento. Além de antibiótico, faltam cálcio, equipamento para detecção de nervos e sonda. “O conselho dá a autorização para os médicos trabalharem, mas sem condições, também podemos proibir a atuação deles. É uma questão de protegê-los, evitar problemas”, disse Zerbini.

O problema não está relacionado à tecnologia, mas a materiais básicos, coisa do dia a dia, sem complexidade.

Sérgio Zerbini, corregedor do CRM/DF
Só os casos de emergência estão sendo atendidos *Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde**

O outro lado
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que ainda não foi oficialmente comunicada pelo CRM sobre os problemas. Mas afirmou que “a diretoria da unidade resolveu acatar a recomendação, mesmo entendendo que o HBDF tem condições mínimas para manter o atendimento”.

A secretaria garantiu que os procedimentos de emergência serão mantidos. “Bem como as cirurgias de pacientes com câncer. A direção da unidade segue fazendo negociações e tomando todas as medidas para que o serviço seja restabelecido por completo o mais rápido possível”, garantiu a pasta.

Foto destaque: Luis Dantas/Domínio público

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?