União contra dengue: DF e Goiás criam espaço para discutir ações
A Sala de Situação Interestadual é pensada considerando o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti nas duas regiões
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal e o estado de Goiás estabeleceram Termo de Resolução Conjunta, com o intuito de cooperar com o controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no DF e no Entorno. Os detalhes estão no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (12/2).
As ações conjuntas foram pensadas considerando o avanço da dengue nas duas regiões, além dos fatores que favorecem a amplificação e a transmissão da chikungunya, do zika vírus e de outras doenças disseminadas pelo inseto.
Um dos objetivos da mobilização é instituir a Sala de Situação Interestadual DF/GO como espaço para discussão das ações de controle do Aedes Aegypti, dando atenção integral à saúde. Serão objetos da mobilização: vigilância entomológica, controle de vetores e zoonoses e vigilância epidemiológica e laboratorial.
Dengue no DF
O Distrito Federal registrou 419 casos prováveis de dengue no terceiro boletim epidemiológico de 2021 da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Saúde (SES-DF) . O número representa queda de 65,3% quando comparado ao mesmo período de 2020 (1.208).
Em relação ao índice de incidência, a capital do país apresentou redução em 31 regiões administrativas. A região de saúde Norte apresentou o maior percentual de casos prováveis (28,4%) em relação ao total de casos do DF. Seguida das regiões Sudoeste (22%) e Oeste (13,8%).
Até o terceiro balanço, o DF confirmou setes casos de dengue com sinais de alarme. Não houve nenhum óbito registrado no período.
Ceilândia apresentou o maior número de casos prováveis (51) em relação ao total de casos do DF. Planaltina apresentou 48, seguida de Sobradinho 2 (40), São Sebastião (38) e Samambaia (35). Estas cinco regiões administrativas apresentaram 212 casos prováveis de dengue, ou seja, 50,6% do total de casos do DF neste ano.