UnB vai retomar ensino presencial a partir de 2022, de forma parcial
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou resolução que prevê que determinadas disciplinas terão prioridade na volta ao presencial
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, em reunião remota na tarde desta quinta-feira (4/11), minuta de resolução que prevê que disciplinas práticas terão prioridade na retomada às atividades presenciais no próximo semestre letivo. A previsão é de que o novo semestre tenha início em 17 de janeiro de 2022, de forma parcialmente presencial.
Deverão ser priorizadas atividades presenciais de determinadas disciplinas. São elas:
- Disciplinas práticas obrigatórias demandadas por prováveis formandos;
- Disciplinas práticas optativas demandadas por prováveis formandos;
- Outras disciplinas demandadas por prováveis formandos;
- Disciplinas práticas que sejam de semestres mais avançados no curso, priorizando sequência de oferta dos semestres mais avançados para os iniciais
- Outras disciplinas que não sejam práticas, mas que não puderam ser retomadas em formato remoto;
- Disciplinas de cursos da área da saúde indispensáveis à formação profissional.
O conselho também deliberou que as atividades presenciais deverão ser prioritariamente reservadas a aulas cuja execução remota seja inadequada, como atividades práticas e de avaliação, de modo que os docentes possam adotar nas disciplinas, preferencialmente, metodologias em que a presencialidade seja parcial.
A norma aprovada também prevê que, caso as prioridades listadas sejam atendidas, as unidades acadêmicas poderão ofertar outras disciplinas práticas ou teóricas.
As atividades oferecidas em estágios, trabalhos de conclusão de curso, atividades de extensão e iniciação científica deverão ter suas ofertas avaliadas pelos colegiados dos cursos, levando em consideração as orientações do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) e do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).
Ainda serão mantidas as ofertas de disciplinas no formato virtual. Os docentes terão autonomia, por exemplo, para decidir aplicar somente provas ou atividades de campo de forma presencial. Podem seguir ainda com tarefas, seminários e aulas nas plataformas virtuais da UnB mediante aprovação de plano de ensino pelo colegiado do curso.
O Cepe poderá retroceder à etapa 1 das atividades a qualquer tempo, de acordo com a avaliação da situação epidemiológica da pandemia. O Conselho de Administração (CAD) da universidade vai se reunir na próxima quinta-feira (11/11) para votar a minuta que prevê a retomada das atividades da UnB no âmbito administrativo. Se a resolução for aprovada, as atividades presenciais de técnicos administrativos e terceirizados devem ser retomadas no dia 29 de novembro.
Pesquisa para o retorno
Estudantes da UnB estão em regime de ensino remoto desde março de 2020, devido à pandemia da Covid-19. Com o intuito de ouvir a comunidade acadêmica acerca da retomada das atividades presenciais na universidade, o Subcomitê de Pesquisa Social do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar) está com pesquisa aberta para avaliar as condições para o início da transição.
A avaliação tem sido feita por meio de formulário on-line enviado por e-mail à toda a comunidade acadêmica. As informações coletadas subsidiarão as decisões da administração superior para o possível retorno à presencialidade.
Técnicos, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação têm questionários individuais. A pesquisa foi enviada para o e-mail institucional de docentes e técnicos. Já para alunos está disponível um link público para o formulário.