metropoles.com

UnB vai isentar taxas para revalidação de diplomas de refugiados

Segundo a UnB, iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso desse público à educação, além de fortalecer as políticas de direitos humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida de uma placa da Universidade de Brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma placa da Universidade de Brasília - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Pessoas com visto humanitário ou refugiadas no Brasil serão isentadas da taxa de revalidação de diplomas gerados pela Universidade de Brasília (UnB).

A decisão, tomada pelo Conselho de Administração (CAD) da UnB, na semana passada, tem como objetivo “facilitar o acesso desse público à educação, além de fortalecer as políticas de direitos humanos da universidade”.

De acordo com o relato de Leonardo Cavalcanti, coordenador científico do Observatório das Migrações (Obmigra) e professor da universidade, as pessoas pagavam taxas entre R$ 3 mil e R$ 4 mil pelo serviço.

Segundo a UnB, a iniciativa foi tomada após pedidos feitos pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

“São pessoas que muitas vezes ao deixarem os seus países saem só com a roupa do corpo. Hoje temos mais um marco dos direitos humanos na UnB”, comemorou a reitora Márcia Abrahão.

Conforme informou a UnB, o isenção era, anteriormente, oferecida apenas a servidores docentes e técnicos-administrativos da Universidade.

“A aprovação da isenção de taxas para refugiados e pessoas com visto humanitário é um passo a mais no que diz respeito à política de inclusão social promovida pela Universidade de Brasília, possibilitando que esse grupo de pessoas possa usufruir com maior facilidade o acesso à educação ou mesmo de se integrarem ao mercado de trabalho, buscando por vagas de emprego que exigem graduação e pós-graduação, a partir da revalidação de diplomas obtidos no exterior”, pontuou o secretário de Administração Acadêmica, Henrique Soares

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?