UnB: tese desenvolvida na Faculdade de Direito ganha prêmio internacional
Pesquisa aborda a história do direito administrativo no Brasil e será publicada pela editora espanhola Tirant lo Blanch
atualizado
Compartilhar notícia
Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) venceu o V Premio de Investigación Doctoral en Historia del Derecho en América Latina. A pesquisa aborda a história do direito administrativo no Brasil e será publicada pela editora espanhola Tirant lo Blanch, que pertence ao mesmo grupo editorial acadêmico que organizou a premiação.
O pesquisador Gustavo Zatelli Correa defendeu a tese “Direito Administrativo, Estado Interventor e Técnica: uma Biografia Jurídica de Hely Lopes Meirelles (1917-1990)”, em agosto de 2022.
O autor explica que a tese trata de construir uma “biografia jurídica”, ou “biografia intelectual”, do jurista Hely Lopes Meirelles, renomado autor da área do direito administrativo brasileiro. “Faltava na literatura especializada uma análise histórica aprofundada de sua obra, relacionando-a com seu contexto e com a atuação profissional e política do autor”, defende.
Com sede em Valência, Espanha, e em processo de expansão para a América Latina, Tirant Lo Blanch é uma das principais editoras do mundo jurídico de língua espanhola.
Em 2018, a editora criou uma nova coleção dedicada à história do direito na América Latina, com o objetivo de oferecer uma plataforma editorial para os melhores e mais inovadores estudos da disciplina, bem como um espaço de encontro para as diferentes historiografias jurídicas da região.
Com informações da Universidade de Brasília