metropoles.com

UnB tem mais de 150 cientistas entre os mais influentes. Veja lista

A Universidade de Brasília aparece no levantamento com dezenas de áreas de pesquisas, entre geociências, ecologia e nanobiotecnologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Corredor da UnB
1 de 1 Corredor da UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mais de 150 pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estão apontados entre os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina, segundo ranking internacional do Alper-Doger (AD) Scientific Index. Segundo o índice, a instituição é a quinta mais citada entre as federais, a 9ª no Brasil e a 12ª na América Latina.

A UnB ocupa o levantamento com dezenas de áreas de pesquisas, entre elas geociências, ecologia, nanobiotecnologia, educação física, antropologia, bioquímica, economia e arquitetura. O ranking utiliza um sistema de análise que se baseia no desempenho científico e na produtividade acadêmica dos pesquisadores.

Entre os pesquisadores reconhecidos estão Mercedes Bustamante, Sônia Báo, João Cláudio Todorov, Lícia Motta, Helena Shimizu e Isaac Roitman. O professor Maurício Gomes é líder em citações pela Universidade de Brasília. A classificação do docente abarcou os campos de ciências médicas e da saúde pública. O artigo mais popular dele mencionado na lista é sobre epidemiologia.

Veja aqui a lista dos professores citados na pesquisa.

A decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Maria Emilia Walter, afirma que a presença da UnB no índice é um fator positivo para a projeção da instituição e avalia como o desempenho em ranking internacional desse tipo ajuda na visibilidade da instituição de ensino superior.

“É um reconhecimento do trabalho [dos pesquisadores da UnB] e são informações para a sociedade. Essa amostra não só da UnB, mas como de outras universidades públicas, federais e estaduais, tem pesquisadores influentes para o desenvolvimento do país”, menciona.

3 imagens
Mais de 150 pesquisadores da UnB estão na llista
Os estudantes ficaram dois dias seguidos sem luz e, desde a noite dessa quarta-feira (24/11), falta água.
1 de 3

Ranking considerou 10 mil cientistas de universidades

Álvaro Couto/Metrópoles
2 de 3

Mais de 150 pesquisadores da UnB estão na llista

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Os estudantes ficaram dois dias seguidos sem luz e, desde a noite dessa quarta-feira (24/11), falta água.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O decano Lúcio Rennó acrescenta: “Com esse aumento de visibilidade, a UnB passa a ser mais atraente, inclusive para colaborações e para vinda de estudantes de outras partes do Brasil e do mundo, contribuindo, dessa maneira, para a internacionalização e o fortalecimento nacional do nome da Universidade como uma instância importante de pesquisa e de pós-graduação”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?