UnB tem maioria dos cursos de pós-graduação com notas entre 5 e 7
Taxa subiu de 38% para 53% do total de cursos avaliados em levantamento preliminar. Conceitos de 5 a 7 caracterizam programas de excelência
atualizado
Compartilhar notícia
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nessa segunda-feira (12/9), que os resultados do programa de pós-graduação (PPG) da Universidade de Brasília (UnB) melhoraram. Avaliação preliminar do departamento vinculado ao Ministério da Educação (MEC) mostrou que a maioria dos cursos desse tipo da instituição de ensino superior registraram notas entre 5 e 7.
Na avaliação mais recente, referente ao período de 2017 a 2020, a universidade teve quatro cursos do programa de pós-graduação com nota 7; 11 com nota 6; e 33 com nota 5: um total de 48 (53,9% dos avaliados) considerados de excelência nacional e internacional.
Entre os demais, 29 cursos tiveram nota 4, e 12, conceito 3.
A escala de notas varia de 1 a 7. Os conceitos 6 e 7 representam excelência em nível internacional, enquanto 5 indica excelência nacional.
O levantamento ocorre por quadriênio. No intervalo anterior, a taxa de cursos com notas entre 5 e 7 em relação ao total avaliado foi de 38%.
Entre 2013 a 2016, a maioria (33) dos 83 cursos de pós-graduação considerados teve nota 4. Na avaliação mais recente, referente ao período de 2017 a 2020, a maior parte (33) dos 89 programas considerados alcançou o conceito 5.
A Capes não incluiu na lista os cursos em parceria com outras instituições de ensino superior, que ainda vão passar por avaliação. Além disso, até a divulgação das notas finais, cabe recurso dos resultados preliminares.
Pelas mídias sociais, a reitora da UnB, Márcia Abrahão comemorou a notícia. “Parabéns à nossa comunidade, que demonstra mais uma vez a excelência com compromisso social do ensino, pesquisa e extensão que praticamos. Vamos avançar ainda mais”, escreveu.