metropoles.com

UnB sobe 27 posições em ranking que mede qualidade acadêmica

Entre as federais, a Universidade de Brasília ocupa a sétima posição. Para reitora, resultado veio após fomento interno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
UnB
1 de 1 UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) subiu 27 posições no ranking que mede a qualidade acadêmica de 3 mil instituições de ensino superior, o University Ranking of Academic Performance (URAP). Em 2020, a UnB estava na 631ª posição, em 2021 ficou em 604ª. A UnB é a 7ª colocada entre as 57 federais brasileiras.

“É o resultado de muito esforço da nossa comunidade acadêmica e do fomento interno que temos feito para as áreas-fim, mesmo com a drástica redução do financiamento estatal para a pesquisa no Brasil. É também mais uma demonstração de que a UnB nunca parou durante a pandemia e que continua fazendo ensino, pesquisa e extensão de excelência. Estamos muito orgulhosos”, comemora a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

3 imagens
Nesta edição do vestibular, a UnB ofereceu 2.112 vagas, distribuídas nos campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina, em cursos de graduação presenciais
Marcia Abrahão é a atual reitora da universidade
1 de 3

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a medida vai reduzir as filas e agilizar o embarque dos universitários

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Nesta edição do vestibular, a UnB ofereceu 2.112 vagas, distribuídas nos campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina, em cursos de graduação presenciais

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
3 de 3

Marcia Abrahão é a atual reitora da universidade

Daniel Ferreira/Metrópoles

Com R$ 137,5 milhões previstos para 2022, UnB tenta aumento de verba

A UnB se destacou em dois critérios de maior peso: o número de artigos publicados em revistas científicas de alto impacto e o número de citações em periódicos científicos de mesma classificação da anterior. O ranking Avaliação UnB – University Ranking of Academic Performance (URAP) leva em consideração a publicação de artigos em colaboração com universidades de outros países e a continuidade da produção científica da instituição.

“Esse sistema de classificação é baseado em dados obtidos por fontes abertas. A melhoria no ranking é reflexo de uma decisão da gestão de apoiar, cada vez mais, a pesquisa na Universidade, por meio de editais de apoio e de favorecer a infraestrutura necessária, mesmo no cenário de cortes”, afirma a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Desde 2018, a UnB participa da avaliação. Já ocupou as 679ª, 680ª e 631ª posições entre 2018 e 2020. Entre as universidades brasileiras, ficou em 11ª, 11ª e 10ª. Entre as federais classificou-se em 7ª, 8ª e 7ª.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?