UnB: semestre letivo começa com 2.959 novos alunos no Distrito Federal
Calouros são provenientes do acesso via Enem, PAS, transferência facultativa e portadores de diploma de curso superior
atualizado
Compartilhar notícia
O segundo semestre de 2020 começa com 2.959 novos estudantes na Universidade de Brasília (UnB). Sem a tradicional movimentação pelos corredores dos câmpus da UnB por causa da pandemia do novo coronavírus, atividades de boas-vindas e orientação aos calouros seguem sendo disponibilizadas de maneira remota.
Entre as atividades realizadas para receber os novatos de forma on-line, lives foram transmitidas pelo canal da UnBTV no YouTube, com apresentações de diversos decanatos, setores e serviços da universidade.
Para o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, esses momentos são necessários para que os calouros se familiarizem com a UnB.
“Para nós, é importante que os recém-chegados se percebam parte dessa grande comunidade que é a UnB. É um vasto mundo de possibilidades, mas também de desafios, e trabalhamos para acolhê-los da melhor forma possível”, afirma o decano.
Um desses serviços é a Central de Acolhimento aos Estudantes (CAEs), que concentra a maior parte dos serviços oferecidos aos discentes em um só lugar. Pelo e-mail saaatendimento@unb.br, todas as dúvidas sobre documentação, matrícula e comprovantes podem ser sanadas pelos técnicos da CAEs.
“A central de acolhimento foi criada no intuito de criar parcerias para a melhoria da vida do discente ativo da graduação, da pós e também dos ex-alunos. O principal objetivo é que os estudantes não precisem ficar indo de um lugar para outro dentro da universidade, procurando instâncias que muitas vezes desconhecem”, explica Josilene Cardoso da Silva, tecnóloga em Recursos Humanos, que atua na central.
Outro serviço disponibilizado em razão da pandemia é o Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas, formado por estudantes de gradução, pós-graduação e professores para tirar as dúvidas que possam surgir diante da realização de atividades acadêmicas.
Para facilitar a resolução das demandas da comunidade acadêmica, o núcleo está estruturado em quatro grandes áreas.
As demandas são recebidas via e-mail especifico de cada uma: exatas/engenharias/tecnologias (apoio.exatas@unb.br); humanas/sociais (apoio.humanas@unb.br); biológicas/saúde (apoio.biologicas@unb.br); e linguística/artes (apoio.artes@unb.br).
Como parte das ações de boas vindas, o tradicional #InspiraUnB será realizado em 22 de fevereiro. Mais informações em breve.