UnB se mobiliza contra reajuste das tarifas de ônibus e metrô
Estudantes se reúnem às 17h, no campus Darcy Ribeiro. Alunos querem, ainda, utilizar passe nos dias em que não houver aula
atualizado
Compartilhar notícia
O clima de insatisfação com o aumento no preço das passagens de ônibus e metrô chegou à Universidade de Brasília (UnB). Nesta quinta-feira (22/10), às 17h, estudantes se reúnem em um ato contra o reajuste médio de 40% que entrou em vigor no dia 20 de setembro. O encontro será no Ceubinho, espaço de convivência localizado no centro do Instituto Central de Ciências (ICC), principal edifício do campus Darcy Ribeiro.
Os organizadores do protesto afirmam que os alunos da universidade sofrem as consequências do aumento do bilhete, pois o cartão que funciona como passe livre só serve para os dias de aula. Caso o universitário tenha que ir à UnB fazer projetos extracurriculares ou apenas estudar na biblioteca no fim de semana é obrigado a pagar o valor normal da passagem.Desde a terça (20), quem tinha créditos acumulados no cartão passou a pagar, também, o preço reajustado. O aumento das tarifas do transporte público está sendo questionado em uma ação popular. Semana passada, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) intimou o Governo do DF e deu prazo de 10 dias para que justifique o aumento.
Além dessa ação popular, o reajuste das passagens tem sido alvo de manifestações organizadas pelo Movimento do Passe Livre (MPL) e comunidades locais.