UnB repudia ato de vandalismo bolsonarista: “Grave atentado”
Segundo a instituição de ensino superior de Brasília, a democracia não admite ataques, invasões e depredações
atualizado
Compartilhar notícia
Por meio de nota, a Universidade de Brasília (UnB) repudiou os atos antidemocráticos que ocorreram, neste domingo (8/1), na capital federal.
“A democracia brasileira não admite ataques, invasões e depredações. E deve ser defendida por todas as brasileiras e brasileiros”, reforçou a universidade.
A instituição de ensino superior aproveitou para reforçar a “necessidade de apuração rigorosa e rápida desse grave atentado às instituições brasileiras”.
Por fim, a UnB informou que manterá as atividades administrativas e acadêmicas presenciais, previstas para esta segunda-feira (9/1).
Invasões
Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Eles protestam contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022. Os bolsonaristas conseguiram passar pelas forças de segurança. Em resposta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a exoneração do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
O presidente Lula (PT) decretou intervenção federal no DF até 31 de janeiro.