UnB publica edital de admissão por transferência facultativa
Seleção também inclui portadores de diploma de curso superior. Modalidades levam em conta a melhor nota nas últimas oito edições do Enem
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) publicou, nesta quarta-feira (10/8), o edital com 905 vagas para ingresso nos cursos de graduação por meio de Transferência Facultativa (TF) e Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). As duas formas utilizam parte das vagas não preenchidas no vestibular. As inscrições custam R$ 100 e vão até 23 de agosto.
“É uma oportunidade e mais uma forma de ampliar o acesso à universidade pública, gratuita e de excelência. Oferecemos vagas para os quatro campi, em cursos de graduação diurnos e noturnos. São 669 oportunidades para a Transferência Facultativa e 236 para os portadores de diploma de curso superior”, diz a decana de Ensino de Graduação em exercício, Symone Jardim.
Os novos estudantes começarão a frequentar as aulas no segundo semestre letivo de 2022, em 25 de outubro (clique aqui para se inscrever).
As vagas abrangem diferentes áreas do conhecimento. Em saúde, cursos como odontologia, nutrição, enfermagem e saúde coletiva participam do edital. No campo das engenharias, por exemplo, há vagas para florestal, química, mecânica, mecatrônica, ambiental e computação.
Critérios
Podem participar da seleção pela modalidade de transferência facultativa estudantes matriculados em instituição de ensino superior, pública ou privada, que estejam cursando entre 25% e 75% da grade horária exigida para o curso. A opção, neste caso, é para a mesma graduação ou curso equivalente na UnB. Já os interessados em cursar uma nova graduação devem se inscrever na seleção para Portador de Diploma de Curso Superior.
No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela forma de ingresso, campus, turno e curso pretendido. A seleção para as duas formas de ingresso será realizada em duas etapas. A primeira, eliminatória e classificatória, selecionará os candidatos de acordo com a sua melhor nota do Enem, nas últimas oito edições.
Os candidatos aprovados passarão para a segunda etapa, somente eliminatória: avaliação dos documentos comprobatórios exigidos no edital.