UnB perde liderança para IDP no Exame da OAB
O Instituto Brasiliense de Direito Público teve 65,12% dos alunos aprovados, contra 60,87% da UnB. No país, UFMG é a líder de aprovação
atualizado
Compartilhar notícia
A Escola de Direito de Brasília (EDB), do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), localizada na Asa Sul, aprovou mais estudantes do que a Universidade de Brasília (UnB) no 20º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com isso, a UnB perdeu sua habitual liderança na aprovação no exame que concede aos bacharéis em direito a permissão para advogar.
A instituição, que é de propriedade do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, atingiu um índice de aprovação de 65,12%. O da UnB ficou em 60,87%. O número coloca o IDP na primeira colocação de um ranking com 43 faculdades da capital brasileira.
“Ficamos muito felizes, mas nossa meta não é essa. Queremos colocar a instituição como uma das melhores do Brasil e do mundo”, afirmou ao Metrópoles o ministro Gilmar Mendes. Para ele, a qualidade do corpo docente, formado por ministros e juristas importantes do país, é um dos grandes diferenciais da escola. “Primamos pela qualidade de ensino”, reforça.
Mendes diz que o IDP trabalha para internacionalizar a escola de direito. Professores de universidades internacionais têm participado de seminários na faculdade, que também já leciona cursos em língua inglesa. O instituto, criado há 10 anos, começou com a oferta de pós-graduação e abriu a primeira turma de graduação em 2010. “Queremos atender paradigmas internacionais”, diz.
No país, a primeira colocada foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 80,85% de aprovação. As classificações foram calculadas a partir da consolidação do resultado da segunda fase do Exame da Ordem, realizado em junho de 2016.
A OAB não faz ranking das melhores escolas, apenas divulga os resultados que podem ser compilados a partir dos percentuais. A UnB ainda não respondeu às solicitações de entrevista da reportagem.
Participação em peso
Os estudantes do IDP em fase de conclusão do curso de direito participaram em peso do último Exame de Ordem da OAB. Todos os formandos a Escola de Direito fizeram as provas. No caso da UnB, 77,27% dos alunos participaram.
Segundo o diretor da Escola de Direito de Brasília, Francisco Schertel Mendes, essa é a primeira vez que uma instituição ultrapassa a UnB em percentual de aprovação. “Temos somente seis anos no mercado de Brasília e estamos conseguindo nos firmar na cidade”, afirmou.
Em 2015, a EDB havia aprovado 47,83% de seus candidatos. Para o diretor, o aumento do número de aprovados está associado a um trabalho de conscientização feito com os alunos para que participem da prova, aos simulados aplicados para eles e ao corpo docente da instituição. A cada ano, 200 novos alunos ingressam na graduação em direito da EDB.