UnB oferece auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital
Programa é destinado para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília com renda familiar baixa
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à retomada das atividades acadêmicas, a Universidade de Brasília (UnB) tornou público o Edital nº 002/2020. O processo visa garantir inclusão digital para estudantes dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da instituição em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas na universidade devem ser retomadas em 17 de agosto, de forma remota.
Assim, alunos sem condições de ter um computador em casa ou que não apresentem uma conexão de internet satisfatória para acompanhar o ensino à distância poderão pleitear auxílios emergenciais que visam garantir conectividade a todos na retomada dos trabalhos.
As inscrições vão até o dia 19 de julho.
O edital foi apresentado pela Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Auxílios tanto para suprir a carência de equipamentos quanto para o acesso à rede estão previstos. São oferecidas cinco modalidades de benefícios: empréstimo de equipamento, doação de equipamento, auxílio complementar para acesso a equipamento eletrônico com funcionalidades de computador pessoal, auxílio para aquisição de chip de acesso à internet e inserção em pacote de dados móveis para acesso à internet – este último disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC/RNP).
Confira a íntegra do edital:
Edital de Inclusão Digital da UnB by Leonardo Meireles on Scribd
Regras
Para participar da seleção, os discentes devem apresentar renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. O resultado da seleção dos estudantes tem divulgação prevista para 27 de julho, no site da DDS.
Em caso de empate, prováveis formandos e estudantes que não possuem diploma de graduação terão prioridade.
Além do auxílio, o DAC está arrecadando equipamentos. Para doar, o interessado deve baixar o aplicativo Doarti, disponível na App Store e Google Play, selecionar a campanha “UnB Solidária” e indicar qual equipamento pretende disponibilizar.
Pontos de coleta foram montados no Campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto) e na Faculdade UnB Gama (FGA).