metropoles.com

UnB ocupa 1º lugar no ranking de saúde e educação de qualidade no país

No ranking de 2022, a UnB ocupa a 1ª posição entre as federais e aparece empatada em 3º lugar, nacionalmente, com a Unesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beto Monteiro / Ascom UnB
Placa da UnB em azul com logo branco
1 de 1 Placa da UnB em azul com logo branco - Foto: Beto Monteiro / Ascom UnB

Pela primeira vez, a Universidade de Brasília (UnB) aparece no Times Higher Education (THE) Impact, divulgado no começo desta semana. O ranking, organizado pelo The World University Rankings, avalia as políticas internas e o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

No ranking geral de 2022, a UnB ocupa a 1ª posição entre as federais e aparece empatada em 3º lugar, nacionalmente, com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A universidade também obteve o 1º lugar nacional nos ODS 3 – Saúde e Bem-estar – e ODS 4 – Educação de Qualidade.

“É um resultado excelente. Fruto de esforço coletivo de muitas áreas da Universidade comprometidas com a sustentabilidade em seu sentido mais profundo. A instituição universidade precisa, cada vez mais, pautar suas ações com foco na sustentabilidade e estabelecer o patamar necessário para o desenvolvimento do país”, explica a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.

No THE Impact Rankings, as análises levam em conta, predominantemente, ações e políticas institucionais comprovadas por evidências. Para ser classificada, uma instituição precisa enviar evidências do ODS 17 (Parcerias e Meios de implementação) e pelo menos outras três, à escolha.

No mundo, a UnB classificou-se na faixa 201-300 entre 1.406 instituições analisadas. A melhor colocação da Universidade ocorreu no ODS 4 – Qualidade da Educação –, ficando na posição 55 entre 1.180 instituições do mundo.

Ingresso da UnB

O processo de ingresso no THE Impact começou em 2019, com o estudo feito pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), de mapeamento de cada ODS e os indicadores que precisariam ser coletados.

Em 2020, a UnB reuniu especialistas de diferentes áreas da instituição em um Grupo de Trabalho para coletar as informações. E, no ano passado, a Comissão de Indicadores de Desempenho Acadêmico criou grupos temáticos de trabalho e um deles ficou responsável por levantar os dados dos ODS na UnB e sistematizar as informações para o ranking.

O projeto de desenvolvimento institucional, sob a coordenação do professor Dalton Lopes Martins (FCI), em conjunto com a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI/DPO), coletou os dados em várias bases. “O desafio agora é continuar com esse trabalho para os próximos anos”, avalia o diretor da DAI, Guilherme Viana.

A UnB submeteu informações também relacionadas ao ODS 1 – Erradicação da Pobreza e ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. “Fomos bem também, mas o destaque maior foi para os ODS 3 e 4. Temos mais um instrumento importante para acompanhar o trabalho de sustentabilidade da Universidade e também para nos certificarmos de que estamos em sintonia com as melhores práticas de todo o mundo na temática”, afirma Denise Imbroisi.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?