UnB lança 2º edital de inclusão digital e precisa de doações de aparelhos
Estudantes de graduação e pós-graduação da universidade poderão solicitar inscrição até o fim da semana, mas projeto necessita de apoio
atualizado
Compartilhar notícia
Em marcha para retomar as aulas no modelo remoto, a Universidade de Brasília (UnB) lançou o segundo edital de inclusão digital para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição nesta terça-feira (21/7). Os alunos poderão se inscrever até sexta-feira (24/7).
O edital oferece conexão com a internet e aparelhos para alunos carentes da UnB. A universidade elaborou três sistemas para a oferta de equipamentos: doações, empréstimos e compra de novas unidades. Interessados devem acessar o link.
Segundo a diretora da Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB, Maria do Socorro Mendes Gomes, 2.476 estudantes já solicitaram inscrição no projeto até esta terça. E a universidade recebeu doações de 53 equipamentos, 22 internas e 31 externas.
Além disso, a instituição faz o levantamento de aparelhos próprios para empréstimos aos estudantes. Por enquanto, existem 469 disponíveis.
“São pessoas de baixa renda, vulnerabilizadas. Em muitos casos, são a primeira pessoa da família a ter acesso ao ensino superior. Vivem na periferia”, detalhou a professora Maria do Socorro. Nesse caso, o estudante precisa assinar um termo de responsabilidade pelo equipamento doado.
“A gente vai busca mais doações, inclusive em dinheiro. Precisamos de um grau de civilidade maior, onde todos estão inseridos e não só uma parcela. O ensino superior público no Brasil precisa deixar de ser elitizado”, ponderou.
Se a UnB não conseguir todos os equipamentos por doação ou pelo empréstimo, planeja comprar novos equipamentos para distribuir entre os alunos sem conexão, a fim de que todos consigam acompanhar a retomada on-line das aulas. Nessa situação, o dinheiro virá do Plano Nacional de Assistência Estudantil e de recursos da própria UnB.
Conexão
Segundo a diretora, até o momento, 937 estudantes pediram pacote de dados. A partir de convênio entre Ministério da Educação (MEC), Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e operadoras, serão entregues chips para os universitários.
“O aluno vai ter um bônus quando acessar as disciplinas ofertadas pela UnB. Foi uma ação louvável por parte do MEC”, comentou a diretora. Assim, os discentes irão receber o valor para aquisição dos chips do projeto. As quantias não foram definidas ainda.
Veja como doar
Quem quiser ajudar o projeto doando equipamentos em condições de uso, pode acessar o aplicativo da UnB “doarti”. Ele pode ser baixado nas lojas virtuais de apps.
Outro caminho é entrando em contato com a UnB pelo e-mail: dds@unb.br
Doações presenciais podem ser feitas em quatro postos de coleta:
Campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto): na Diretoria de Segurança da UnB e na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB);
Faculdade do Gama: na Diretoria de Segurança;
Faculdade de Planaltina.