metropoles.com

UnB lança 2º edital de inclusão digital e precisa de doações de aparelhos

Estudantes de graduação e pós-graduação da universidade poderão solicitar inscrição até o fim da semana, mas projeto necessita de apoio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
UnB
1 de 1 UnB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em marcha para retomar as aulas no modelo remoto, a Universidade de Brasília (UnB) lançou o segundo edital de inclusão digital para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição nesta terça-feira (21/7). Os alunos poderão se inscrever até sexta-feira (24/7).

O edital oferece conexão com a internet e aparelhos para alunos carentes da UnB. A universidade elaborou três sistemas para a oferta de equipamentos: doações, empréstimos e compra de novas unidades. Interessados devem acessar o link.

Segundo a diretora da Diretoria de Desenvolvimento Social da UnB, Maria do Socorro Mendes Gomes, 2.476 estudantes já solicitaram inscrição no projeto até esta terça. E a universidade recebeu doações de 53 equipamentos, 22 internas e 31 externas.

Além disso, a instituição faz o levantamento de aparelhos próprios para empréstimos aos estudantes. Por enquanto, existem 469 disponíveis.

“São pessoas de baixa renda, vulnerabilizadas. Em muitos casos, são a primeira pessoa da família a ter acesso ao ensino superior. Vivem na periferia”, detalhou a professora Maria do Socorro. Nesse caso, o estudante precisa assinar um termo de responsabilidade pelo equipamento doado.

“A gente vai busca mais doações, inclusive em dinheiro. Precisamos de um grau de civilidade maior, onde todos estão inseridos e não só uma parcela. O ensino superior público no Brasil precisa deixar de ser elitizado”, ponderou.

Se a UnB não conseguir todos os equipamentos por doação ou pelo empréstimo, planeja comprar novos equipamentos para distribuir entre os alunos sem conexão, a fim de que todos consigam acompanhar a retomada on-line das aulas. Nessa situação, o dinheiro virá do Plano Nacional de Assistência Estudantil e de recursos da própria UnB.

Conexão

Segundo a diretora, até o momento, 937 estudantes pediram pacote de dados. A partir de convênio entre Ministério da Educação (MEC), Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e operadoras, serão entregues chips para os universitários.

“O aluno vai ter um bônus quando acessar as disciplinas ofertadas pela UnB. Foi uma ação louvável por parte do MEC”, comentou a diretora. Assim, os discentes irão receber o valor para aquisição dos chips do projeto. As quantias não foram definidas ainda.

Veja como doar

Quem quiser ajudar o projeto doando equipamentos em condições de uso, pode acessar o aplicativo da UnB “doarti”. Ele pode ser baixado nas lojas virtuais de apps.

Outro caminho é entrando em contato com a UnB pelo e-mail: dds@unb.br

Doações presenciais podem ser feitas em quatro postos de coleta:

Campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto): na Diretoria de Segurança da UnB e na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB);

Faculdade do Gama: na Diretoria de Segurança;

Faculdade de Planaltina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?