UnB promove debate sobre as lutas indígenas no Brasil e Peru
O evento na UnB acontece nesta quarta-feira (8/11), às 10h, será aberto ao público e haverá emissão de certificados sob demanda
atualizado
Compartilhar notícia
A Cosmovisão Inca e as lutas sociais indígenas no século 21 serão discutidas na próxima quarta-feira (8/11) às 10h, no colóquio on-line promovido pela Universidade de Brasília (UnB). O debate será feito a partir da perspectiva de estudos andinos e seu cosmopolitismo.
O grupo de palestrantes, composto por brasileiros e peruanos, abordará temas como a memória, oralidade e imaginários socioculturais dos povos originários, bem como sua cultura e identidade, aliadas a cosmopolíticas e cosmovivências.
O evento contará com a presença da antropóloga cuzquenha Carmen Escalante, do filósofo e professor Zenón Depaz Toledo. Também haverá uma mostra de filmes do cineasta peruano José Huamán Turpo.
Discussões e atividades de caráter intercultural, permitirão uma aproximação entre as realidades do Brasil e Peru. O público terá espaço para participar dos diálogos do colóquio, visando e promovendo uma melhor interação no evento.
O 5º Colóquio é uma realização do Laboratório de Estudos e Pesquisas Colaborativas com Povos Indígenas, Comunidades dos Quilombos e Povos e Comunidades Tradicionais (LAEPI), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA) e pelo Instituto de Ciências Sociais – todos da UnB – com o apoio da Embaixada do Peru no Brasil.
O debate será aberto ao público e haverá emissão de certificados sob demanda.
Confira a programação completa de evento na UnB
08/11 – quarta-feira (Link para o evento)
10h | Abertura do evento
Elaine Moreira (Chefe do ELA/UnB)
Cristhian Teófilo da Silva (Coordenador do LAEPI/UnB)
10h | Apresentação da Dra. Carmen Escalante
Gabriela Milanezi (Pesquisadora Colaboradora do PPGECsA/UnB)
10h – 11h|Conferência “Incas, religión y cosmovisión”
Carmen Escalante
Antropóloga cusquenha, tem licenciatura em Antropologia pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (UNSAAC). É mestra e doutora em Antropologia pela Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). É doutora em História pela Universidade Pablo de Olavide em Sevilha, na Espanha. É co-autora, com Ricardo Valderrama de Gregorio Condori y Asunta Quispe. Histórias de vida. Nosotros los humanos (1992), dentre outras publicações sobre cosmovisão e cultura nos Andes Peruanos.
11h – 12h|Debate com o público
INTERVALO
14h30 – 15h30|Conferência “Cohabitar el caosmos: cosmovivencia y cosmopolítica andina”
Zenón Depaz Toledo
Nascido na comunidade campesina de Pararín, Departamento de Ancash. É Doutor em Filosofia e professor na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima), onde é coordenador do Departamento de Filosofia. Atuou como Secretário Técnico da Comissão Nacional da Segunda Reforma Universitária, Diretor Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação, membro do Conselho Diretor da Superintendência Nacional de Educação e Presidente da Comissão Organizadora da Universidad Nacional Tecnológica de Lima Sur. Tem diversas publicações sobre a Educação Superior no Peru, cosmovisão andina e outros temas de sua especialidade.
15h – 16h|Debate com o público
16h – 17h30|Memoria, oralidad e imaginarios socio culturales desde los pueblos originarios
Exibição do filme “Inkarri 500 años de Resistencia del espíritu inca en el Perú” (83 minutos) – Local: Miniauditório do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), PMU II, térreo, Campus Darcy Ribeiro, UnB
17h30 – 18h|Debate sobre cultura, identidade e lutas sociais indígenas
José Huamán Turpo
Comunicador Social/Cineasta falante de quechua. Desenvolve e realiza projetos de pesquisa científica e aplicada à Comunicação Social e ao Filme Etnográfico há mais de três décadas.