metropoles.com

UnB inaugura creche pública com capacidade para 121 crianças

Espaço atenderá, em tempo integral, 121 crianças, sendo um terço das vagas reservadas aos dependentes da comunidade da UnB

atualizado

Compartilhar notícia

Luciano Arcoverde/Metrópoles
Foto colorida de entrada de creche
1 de 1 Foto colorida de entrada de creche - Foto: Luciano Arcoverde/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou, nesta quinta-feira (15/8), o Centro de Educação Infantil (CEI). A creche pública, localizada nas dependências do campus Darcy Ribeiro, na L3 Norte, terá vagas para 121 crianças, sendo um terço delas destinadas aos dependentes de alunos e servidores da instituição de ensino superior.

O espaço é focado no atendimento à primeira infância do DF – primeiros seis anos da vida da criança. As atividades do CEI UnB estão previstas para começarem a partir de 2025, com funcionamento em tempo integral e três refeições por dia aos atendidos.

Por meio de um Acordo de Colaboração firmado entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) e a UnB, será possível a destinação de 36 vagas exclusivas aos dependentes de estudantes, servidores técnico-administrativos, terceirizados e docentes da universidade.

A UnB aplicará os critérios do GDF para seleção das vagas, priorizando mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

6 imagens
Serão atendidas crianças até os seis primeiros anos de vida
Espaço foi projetado por arquitetos da UnB
1 de 6

A creche pública localizada nas dependências do campus Darcy Ribeiro, na L3 Norte

Luciano Arcoverde/Metrópoles
2 de 6

Serão atendidas crianças até os seis primeiros anos de vida

Luciano Arcoverde/Metrópoles
3 de 6

Luciano Arcoverde/Metrópoles
4 de 6

Espaço foi projetado por arquitetos da UnB

Luciano Arcoverde/Metrópoles
5 de 6

Luciano Arcoverde/Metrópoles
6 de 6

Luciano Arcoverde/Metrópoles

Durante o evento de inauguração, a reitora da UnB, Márcia Abraão, prometeu também que a parceria entre a universidade e a pasta trará o desenvolvimento de demais atividades no espaço, como assistência psicossocial, serviços de saúde e nutrição e pesquisa acadêmica, desempenhadas pelos estudantes e docentes da UnB.

“Isso reforça o compromisso que as universidades federais devem ter com toda a população, de atender não só os jovens e adultos, mas também as nossas crianças”, afirmou a reitora.

A deputada-distrital Paula Belmonte (Cidadania), responsável pela emenda parlamentar de mais de R$ 6 milhões que possibilitou a construção do espaço, por sua vez, destacou a inauguração como um legado não só para o Distrito Federal, mas para o país.

“A partir de agora a UnB passa a atender desde a primeira infância até os idosos. É uma semente que é plantada para que o Brasil reitere a importância de olhar para o nosso presente, nosso futuro e com a maior idade”, declarou a parlamentar.

A CEI UnB é a segunda etapa do Complexo da Primeira Infância da UnB. A primeira foi a Unidade da Criança e do Adolescente (Uca), entregue em julho deste ano, que também contou com recursos destinados pela parlamentar.

Ainda está prevista a construção do Centro de Pesquisa em Primeira Infância da UnB, que pretende abrigar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com trabalhos voltados às crianças e jovens.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?