metropoles.com

UnB estuda esgoto de cidades do país para analisar uso de drogas

Técnica adotada pela universidade em parceria com a Caesb será utilizada em amostras colhidas em municípios de outras regiões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caesb/Reprodução
ETE Melchior
1 de 1 ETE Melchior - Foto: Caesb/Reprodução

A Universidade de Brasília (UnB) analisará amostras de esgotos para identificar a dinâmica do consumo de drogas entre moradores do Distrito Federal e de outras cinco cidades brasileiras. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), o Ministério da Cidadania e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA) a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil (PCDF).

Segundo os organizadores do projeto, a pesquisa objetiva identificar as substâncias secretadas pelo organismo de usuários de drogas. As informações produzidas pela análise dos dejetos buscam complementar os dados gerados pelos métodos já existentes.

A proposta é estimar a evolução do consumo de drogas nas localidades nos últimos anos.

Além da capital, o estudo também analisará amostras das redes de esgoto de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Carlos (SP), Campinas (SP) e Natal (RN). Um dos diferenciais da pesquisa é que a análise permitirá uma investigação a curto prazo.

Outros estudos

Não é a primeira pesquisa do tipo de autoria da UnB. Em 2012, a instituição de ensino e a Universidade de Campinas (UniCamp) se dedicaram ao estudo do consumo de cocaína entre a população do DF. A Caesb também participou.

Foram coletadas amostras em seis estações de tratamento da companhia. Os resultados revelaram um consumo de 1.080 mg/dia em cada mil habitantes.

Na prática, o resultado revelou, na época, um consumo de cocaína per capita mais elevado nas regiões norte de Brasília e Samambaia, onde a população é atendida pelas estações da Asa Norte e Samambaia, respectivamente.

Os valores foram duas vezes maiores que o consumo de cocaína pela população atendida pelas estações de Planaltina e Riacho Fundo. Outro dado observado é que o consumo de cocaína no fim de semana é maior do que em outros dias da semana — o que pode indicar um aumento do uso recreativo da droga nesse período.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?