UnB é a 5ª melhor universidade federal, aponta ranking internacional
UnB manteve mesma posição do ano passado, mesmo com aumento de participantes. Ao todo, foram analisadas mais de 2,4 mil universidades
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) é a 5ª melhor universidade federal do país, de acordo com dados do QS World University Rankings. A UnB manteve a posição do ano passado, mesmo com uma ampliação de 17% das universidades federais participantes, de 18 para 21.
Na classificação mundial, a lista coloca a UnB na faixa de 801º a 1.000º, também, a mesma do ano passado. No entanto, houve aumento de 9% das universidades analisadas. Ao todo, foram mais de 2,4 mil universidades, de 100 países.
Veja ranking:
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade de Brasília (UnB).
Na mesma posição da UnB estão ainda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“É uma importante leitura de se fazer: novas universidades integraram o ranking e o esforço da Universidade de Brasília permitiu a manutenção da posição. Isso se deve ao empenho permanente da comunidade universitária na construção de qualidade acadêmica”, disse o vice-reitor Enrique Huelva.
No Brasil, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), em 115º lugar, seis posições acima do que em 2021. Já no top global, o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), dos Estados Unidos, Universidade de Cambridge, do Reino Unido, e Stanford, também americana, encabeçam a lista.
Volta às aulas presenciais após 2 anos
Após dois anos e três meses, cerca de 50 mil estudantes da Universidade de Brasília (UnB) retomam, na segunda-feira (6/6), as atividades presenciais. Aproximadamente 15 mil alunos comparecerão aos campus da instituição de ensino superior pela primeira vez, por causa da pandemia da Covid-19.
As regras para estudantes e professores são diferentes, mas se alinham às orientações gerais para toda a comunidade acadêmica. O protocolo sanitário inclui adesão ao esquema vacinal completo (incluindo todas as doses de reforço); uso de máscaras em todos os ambientes (especialmente em locais fechados); e distanciamento físico mínimo de 1 metro, sempre que possível.
Veja aqui todos os protocolos para notificação de casos da Covid-19 para alunos.
De acordo com o planejamento, se um estudante estiver com suspeita de contaminação, deverá notificar imediatamente o professor da disciplina. Em seguida, consultar o serviço de saúde e permanecer em isolamento por 10 dias (contados do início dos sintomas), ou sete dias, se testar negativo no quinto dia.
Ao retornar às atividades acadêmicas, o aluno deverá procurar o professor para receber orientações sobre a disciplina.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.