UnB desenvolve novo kit de diagnóstico rápido da Covid-19
A pesquisa é uma parceria com a Universidade Federal de Goiás e começou a ser produzida em 2020. Kit de diagnóstico está sendo validado
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) preparam um kit de diagnóstico rápido da Covid-19. De acordo com o coordenador do projeto Bergmann Ribeiro, os testes poderão ser utilizados para detectar a presença de anticorpos ou do vírus no sangue.
Agora, o projeto passa por um longo período de validação e aprimoramento. Essa etapa deve verificar se o kit é capaz de diagnosticar várias quantidades de anticorpos diferentes.
“Precisamos saber se essas proteínas vão ser úteis para reconhecer várias quantidades de anticorpos diferentes. Porque entre as pessoas que têm coronavírus, algumas produzem muito anticorpo e outras, nem tanto. É bem variado. Então queremos saber qual é a sensibilidade dessas proteínas para detecção de anticorpo”.
A pesquisa é uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e começou a ser produzida em 2020. O kit é feito com proteínas desenvolvidas em células de insetos e plantas para serem usadas como insumo em diagnósticos de pessoas contaminadas com a doença pandêmica.
Os testes também estão ocorrendo em pessoas que contraíram outras doenças virais ao longo da vida. Assim é possível comparar se a proteína é capaz de diagnosticar apenas infectados com Covid ou se também abrange outros vírus.
Apesar de o professor mostrar a funcionalidade do kit, a pesquisa ainda não tem parcerias e empresas interessadas em produzi-lo.
“Nosso trabalho é mostrar que a tecnologia funciona. Não temos parceria com empresa que possa construir esses kits em grandes quantidades. Então, é preciso que uma empresa tenha interesse em utilizar essa tecnologia e investir”, pontua Bergmann.
Como as vacinas funcionam no organismo