UnB decide que todos os servidores voltem ao trabalho presencial
Retorno deve ocorrer em 6 de junho deste ano. Servidores com comorbidades ainda trabalhavam de forma remota até então
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UnB) decidiu – por 42 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções – pelo retorno ao trabalho presencial de 100% dos servidores. O retorno está marcado para 6 de junho deste ano, mesma data em que os alunos irão voltar a ter as aulas 100% presenciais.
Os trabalhadores com comorbidades ou que apresentavam fatores de risco para a Covid-19 ainda trabalhavam de forma remota.
O colegiado apoiou também a ampliação das campanhas educativas e de comunicação pelo uso de máscaras e adesão à vacinação, já que a cobrança da proteção facial e do comprovante de vacinação deixam de ser legalmente obrigatórias a partir de 22 de maio.
“É uma decisão difícil como todas as outras que tomamos desde o início da pandemia, mas que exige de nós serenidade, compromisso público e compromisso com a legislação brasileira”, disse a reitora Márcia Abrahão, que garantiu fortalecer as campanhas de conscientização para a vacinação contra covid-19 e uso de máscaras em ambientes fechados da UnB. “A Administração Superior continua recomendando o uso de máscaras”, reforçou.
As decisões foram tomadas em função da publicação da Portaria GM/MS nº 913, de 22 de abril de 2022, que decreta o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) pela covid-19, e da publicação da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 36, de 05 de maio de 2022, que revoga a IN 90 do ME. A Instrução Normativa do Ministério da Economia previa a permanência em trabalho remoto de servidores enquadrados em grupos de risco, por meio de autodeclaração.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.