UnB cancela palestra de professor após “propaganda militar de Israel”
O professor Jorge Gordin daria aulas no Instituto de Ciência Política da UnB. Alunos reclamaram de “propaganda de Israel” no perfil dele
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol/UnB) cancelou uma palestra que seria ministrada pelo professor Jorge Gordin, da Hebrew University of Jerusalem. A atividade foi suspensa após alunos reclamarem que Gordin “republicava propaganda militar das Forças de Defesa de Israel” nas redes sociais.
Ele daria palestras nos dias 11, 12, 18, 19 e 20 de setembro. Os alunos foram avisados do cancelamento na última quarta-feira (11/9). De acordo com o comunicado feito pelo Ipol nas redes sociais, o evento foi descontinuado para “garantir a segurança da comunidade universitária”.
Na mesma publicação, o Centro Acadêmico do Ipol divulgou uma carta aberta em que revelou os motivos do cancelamento.
“Ontem, a pedido de estudantes, a coordenação acadêmica do Capol identificou postagens deste professor em redes sociais, em que republicava propaganda militar das Forças de Defesa de Israel”, diz o texto.
Estudantes divulgaram uma convocação para estarem presentes na primeira aula dele com adereços e bandeiras em defesa da Palestina. “A direção do Ipol tomou ciência de todo este contexto e optou por cancelar a exposição de Jorge Gordin e divulgar uma nota, em que reforça a necessidade respeito a opiniões divergentes e à liberdade de cátedra”.
“O Capol se posiciona satisfeito com a decisão do cancelamento das atividades de Jorge Godin e espera que a seleção dos expositores externos pelo IPOL seja rigorosa, com olhar atento sobre possíveis ataques à imagem da comunidade palestina, que passa por um período de genocídio e barbárie”, completa o texto.