metropoles.com

UnB cancela palestra de professor após “propaganda militar de Israel”

O professor Jorge Gordin daria aulas no Instituto de Ciência Política da UnB. Alunos reclamaram de “propaganda de Israel” no perfil dele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
unb
1 de 1 unb - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol/UnB) cancelou uma palestra que seria ministrada pelo professor Jorge Gordin, da Hebrew University of Jerusalem. A atividade foi suspensa após alunos reclamarem que Gordin “republicava propaganda militar das Forças de Defesa de Israel” nas redes sociais.

Ele daria palestras nos dias 11, 12, 18, 19 e 20 de setembro. Os alunos foram avisados do cancelamento na última quarta-feira (11/9). De acordo com o comunicado feito pelo Ipol nas redes sociais, o evento foi descontinuado para “garantir a segurança da comunidade universitária”.

Na mesma publicação, o Centro Acadêmico do Ipol divulgou uma carta aberta em que revelou os motivos do cancelamento.

“Ontem, a pedido de estudantes, a coordenação acadêmica do Capol identificou postagens deste professor em redes sociais, em que republicava propaganda militar das Forças de Defesa de Israel”, diz o texto.

Estudantes divulgaram uma convocação para estarem presentes na primeira aula dele com adereços e bandeiras em defesa da Palestina. “A direção do Ipol tomou ciência de todo este contexto e optou por cancelar a exposição de Jorge Gordin e divulgar uma nota, em que reforça a necessidade respeito a opiniões divergentes e à liberdade de cátedra”.

“O Capol se posiciona satisfeito com a decisão do cancelamento das atividades de Jorge Godin e espera que a seleção dos expositores externos pelo IPOL seja rigorosa, com olhar atento sobre possíveis ataques à imagem da comunidade palestina, que passa por um período de genocídio e barbárie”, completa o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?