metropoles.com

UnB aprova acréscimo de 15 dias ao semestre letivo atual

Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o aumento do calendário em duas semanas corridas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Pessoa andando em corredor
1 de 1 Pessoa andando em corredor - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, nesta quinta-feira (21/7), o acréscimo de 15 dias no atual semestre letivo. A ideia é garantir a possibilidade de reposição a turmas que precisaram ser suspensas em algum momento por causa da Covid-19.

Durante a reunião, professores e alunos levantaram várias dúvidas e objeções, mas os membros do Cepe fizeram questão de destacar que essa extensão não é obrigatória. O professor pode escolher, ainda durante o semestre, usar sábados letivos ou horários alternativos.

A estimativa é que cerca de 200 turmas das milhares da UnB precisem de alguns dias para a reposição. Serão 15 dias corridos e o prazo para lançamento de menções será o dia subsequente ao fim do semestre.

O principal problema apontado, além do período reduzido de férias, foi do entroncamento entre o fim das aulas remanescentes e o período de matrícula. Representante da UnB, no entanto, destacaram que, dentro de um universo tão pequeno de turmas, poucas serviriam como pré-requisito.

O acréscimo não representa extensão do calendário acadêmico. É uma abertura legal para assegurar o cumprimento de atividades que, se porventura não fossem realizadas, poderiam representar o cancelamento de cerca de 200 disciplinas. Caso o professor opte por avançar além do semestre, não precisa seguir os mesmos horários e dias em que a matéria é ministrada.

A partir de agora, uma circular será enviada a todos os departamentos explicando a nova possibilidade e pedindo para que apenas os casos de turmas atrasadas com algum conteúdo utilizem a nova possibilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?