Umidade do ar no Distrito Federal cai a 30% nesta quarta-feira
Com a chegada do período de estiagem, capital está em alerta para a massa de ar seco que se estabelece no centro do país
atualizado
Compartilhar notícia
Com poucas nuvens no céu e previsão de chuva apenas para a próxima semana, o Distrito Federal enfrenta o começo do período de estiagem em maio, momento em que o nível de precipitações cai consideravelmente. Nesta quarta-feira (19/5), a capital amanheceu com 95% de umidade, mas pode atingir 30% no período mais quente do dia. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de que a temperatura máxima chegue a 27°C nesta quarta. A baixa quantidade de chuvas no quinto mês do ano, de acordo com o Inmet, é um alerta para a massa de ar seco que se estabelece no centro do país. “A previsão é de 29,7 milímetros durante todo o mês”, detalha a meteorologista Andrea Ramos.
A Defesa Civil classifica os níveis de umidade em três tipos: estado de atenção, quando a umidade fica entre 20% e 30% por cinco dias consecutivos; estado de alerta, com umidade entre 12% e 20% por três dias consecutivos; e estado de emergência, que é declarado quando a umidade fica abaixo dos 12% por, no mínimo, dois dias consecutivos.
Orientações importantes
* Procure manter o corpo sempre bem hidratado
* Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento
* Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 17h
* Use produtos para hidratar o rosto e do corpo
* Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do Sol
* Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas