Um dos conselhos tutelares do DF tem 4 de 5 integrantes com coronavírus
Eles atendem no Varjão. Uma das vítimas é uma mulher grávida. Sejus confirma que há mais quatro casos em outros órgãos da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas 15 dias após os trabalhos presenciais de conselhos tutelares no DF voltarem a funcionar, o novo coronavírus já se espalhou pela unidade do Varjão. Segundo denúncia de quem trabalha no local, quatro conselheiros e um assessor contraíram o novo vírus desde o dia 9 de junho.
Conforme conta um dos servidores do órgão, o primeiro caso apareceu na semana passada: um dos responsáveis por cuidar da parte administrativa do local testou positivo. Na mesma semana, um dos conselheiros fez o teste e também confirmou a contaminação pelo vírus.
Preocupados, os outros quatro conselheiros do Varjão buscaram fazer o exame. O resultado assustou: três deles testaram positivo, inclusive uma mulher grávida.
Para o servidor que não quis se identificar, o contágio rápido aconteceu graças às instalações do local. “Cada conselheiro trabalha em um salinha pequena que não tem janela e ainda mantém a porta fechada por causa do ar- condicionado”, conta.
Com apenas um dos cinco eleitos em condições de trabalhar, o servidor conta que não sabe ainda como o local continuará funcionando. “Não sabemos se vão chamar os suplentes para essas próximas duas semanas ou remanejar pessoas para o Lago Norte”, diz.
Outra preocupação é conseguir realizar a testagem de todas as pessoas que trabalham no local. “Seguranças e pessoal da limpeza ainda não fizeram, mesmo com nosso pedido. Podemos ter mais pessoas ainda com a Covid-19 trabalhando e a gente não sabe”, reclama.
O que diz a Sejus
Procurada, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), responsável pelos conselhos, informou que “adotou as medidas necessárias para garantir a segurança dos servidores e dos cidadãos durante o atendimento. Foram definidas escalas de revezamento de dia e horário de trabalho e a possibilidade de agendar o atendimento para evitar aglomeração”.
No caso específico do Conselho Tutelar do Varjão, a pasta disse que as atividades presenciais estão suspensas e que todos fizeram testagem prévia. “Os testes foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde e foram realizados na Policlínica dos Bombeiros no sistema drive-thru por quatro dias, de 2 a 5 de junho. Eles também foram orientados a refazer o exame, a cada 15 dias, pelo sistema Testa DF.”
A Sejus informou ainda que, além dos quatro casos do Varjão, foram notificadas outras quatro ocorrências de contaminação pelo coronavírus, sendo uma em Taguatinga Norte, uma no Gama, uma na Estrutural e uma em São Sebastião. “Os servidores com sintomas ou testagem positiva foram orientados a se afastarem das atribuições.”
Entre as medidas que a pasta alega ter tomado, está “a distribuição de EPIs para as equipes dos conselhos tutelares”. Ainda foram definidas “escalas de revezamento de dia e horário de trabalho e a possibilidade de agendar o atendimento para evitar aglomeração”, diz a nota.
Também foram instaladas barreiras de acrílico nas mesas, orientada a demarcação da distância mínima no ambiente interno e externo, reforço na higienização das unidades, uso do termômetro para ingresso nas dependências e a disponibilização de álcool em gel e álcool líquido 70%.