metropoles.com

Última parcela do IPVA vence entre 22 e 26 de julho. Veja calendário

De acordo com a placa do veículo, contribuinte tem até sexta-feira (26/7) para pagar o imposto e ficar em dia com a Receita do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
carros – IPVA – Veiculos
1 de 1 carros – IPVA – Veiculos - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 está perto de vencer. Os motoristas têm entre os dias 22 e 26 de julho para estar em dia com a Receita do Distrito Federal.

A emissão do boleto pode ser feita pelo site da Receita do DF ou por meio do aplicativo Economia DF. A data de vencimento varia conforme o final da placa do veículo.

Para as placas com final 1 ou 2, o prazo é a próxima segunda-feira (22/7). Para as de final 3 ou 4, o limite é a terça-feira (23/7).

No caso de 5 ou 6, o pagamento deve ser feito até quarta-feira (24/7), enquanto proprietários de carros com placas finalizadas em 7 ou 8 podem pagar até a quinta-feira (25/7).

Já sexta-feira (26/7) é dia de quem tem carro com placa finalizada em 9 ou 0. O calendário de pagamento foi publicado pela portaria nº 337, de 14 de novembro de 2023.

“Após o vencimento, a equipe da Receita do DF envia um e-mail para o contribuinte informando que o IPVA está vencido e solicita que ele efetue o pagamento no site da receita ou no aplicativo da Secretaria de Economia; lá, ele consegue imprimir o boleto atualizado”, detalha o subsecretário da Receita do DF, Anderson Borges Roepke.

O IPVA de 2024 começou a ser pago em fevereiro. Até o dia 12 deste mês, foram pagos R$ 1.288.881.769,58, valor 6,02 % maior do que o cobrado no mesmo período do ano passado. A estimativa é de arrecadar R$ 1,7 bilhão ao fim da última parcela do imposto. O dinheiro é investido em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

“O motorista que estiver em dia com o IPVA e com o licenciamento garante o direito de rodar pelas vias do DF sem estar sujeito a apreensão do veículo por meio de blitzes e fiscalizações”, lembra o subsecretário.

O imposto é anual e obrigatório. Atrasos no pagamento também podem levar à cobrança de juros e multas, bem como à inclusão do nome do devedor na Dívida Ativa do DF.

Com informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?