metropoles.com

Governo lança parceria para desenvolver turismo rural no DF

Programa reúne a Secretaria de Turismo, o Sebrae-DF e 13 empreendimentos do Lago Oeste voltados para o ecoturismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
feira-organicos-lago-oeste-andreborges-agenciabrasilia
1 de 1 feira-organicos-lago-oeste-andreborges-agenciabrasilia - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Um projeto que reúne a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o Sebrae-DF e 13 empreendimentos particulares lança, neste sábado (09/11/2019), o programa Viva Lago Oeste, com a proposta de desenvolver o turismo rural e oferecer aos visitantes e turistas produtos e serviços de qualidade. O evento será das 8h às 14h, partindo do Nany Café, localizado na Rua 7, à margem da DF-001.

A região fica localizada em Sobradinho e é considerada uma das áreas ecológicas da capital brasileira, detentora de belas paisagens. No Lago Oeste, é possível encontrar hospedagem, gastronomia, espaço de eventos, turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura. Além disso, há produção local de moda, arte, agrofloresta, cogumelos e queijos.

“O Viva Lago Oeste é resultado de um trabalho contínuo de empresários que se uniram para criar novas experiências. A vocação da região para o ecoturismo, turismo de aventura e gastronômico é muito forte. A atuação da Setur e Sebrae-DF no âmbito do Investe Turismo fortalecerá esse roteiro e ampliará o alcance pela promoção”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Para Nathália Hallack, analista do Sebrae no Distrito Federal, o objetivo da iniciativa é desenvolver o turismo na região a partir da oferta organizada de produtos e serviços turísticos. “Os empreendimentos são diversos, mas possuem como princípios comuns questões relacionadas à sustentabilidade e ao desejo de compartilhar esse ‘modo de viver’ com os visitantes.”

José Júnior, proprietário da Trilha do Calango – espaço de eventos localizado no Lago Oeste –, defende: a iniciativa é fundamental para dar maior visibilidade à região e fomentar o turismo. “O Lago Oeste é o local mais ecológico de Brasília, está entre o Parque Nacional de Brasília, a APA de Cafuringa e os Caminhos das Cachoeiras. O nosso objetivo é prestar serviços de qualidade, oferecer produtos orgânicos e experiências memoráveis. A região é belíssima e próxima ao Plano Piloto. Temos muito a oferecer”, disse.

Investe Turismo

O Distrito Federal faz parte de uma das 30 rotas turísticas estratégicas que compõem o Programa Investe Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, Brasília será uma das rotas com os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, ambos na Chapada dos Veadeiros (GO). O programa tem como objetivo melhorar a competitividade e acelerar o desenvolvimento turístico em 158 municípios brasileiros por meio da atividade do setor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?