Túnel Rei Pelé ficará com uma faixa interditada para reparo de canos
Bloqueio é necessário para reparos de parte da tubulação do túnel, que cedeu nessa 4ª feira. Situação deve se normalizar até o fim da semana
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma parte da tubulação do Túnel Rei Pelé ceder, a estrutura, em Taguatinga, teve uma das faixas de rolamento da via sentido Plano Piloto interditada. O motivo do fechamento é o reparo nos canos do sistema de incêndio, que começou às 10h desta quinta-feira (27/7).
A ruptura de parte do cano fez jorrar água na via, na tarde de quarta-feira (26/7), e provocou a interdição de duas faixas. Ninguém se feriu.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal informou que a faixa fechada nesta manhã deve permanecer bloqueada por tempo indeterminado. O secretário da pasta, Luciano Carvalho, estima que a situação se normalize até o fim desta semana.
“A ideia é de que as três faixas de rolamento estejam sempre liberadas durante os horários de pico. Hoje [quinta-feira] será crucial para que possamos definir exatamente o prazo necessário para conclusão dos reparos. Fato é que o conserto não será concluído hoje”, comunicou a secretaria.
O incidente aconteceu no momento da religação do sistema de incêndio, depois do conserto de um vazamento identificado na tubulação do túnel, inaugurado há menos de dois meses.
Na segunda-feira (24/7), técnicos haviam identificado um vazamento na tubulação do sistema. A rede hídrica teve de ser desligada para os reparos, mas, no momento da religação, a pressão da água fez ceder as abraçadeiras que sustentavam os canos.
“O sistema de incêndio do túnel é alimentado por duas bombas com 70 cavalos de potência cada. Em caso de fogo, o sistema precisa estar devidamente pressurizado, para que a água chegue às mangueiras instaladas em pontos estratégicos”, completou Luciano Carvalho, nessa quarta-feira (26/7).