Túnel de Taguatinga Rei Pelé é inaugurado no dia do aniversário da cidade
Considerada a maior obra de mobilidade urbana do governador Ibaneis Rocha, o complexo viário vai beneficiar mais de 140 mil pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou o Túnel de Taguatinga no fim da manhã desta segunda-feira (5/6), dia em que a cidade completa 65 anos.
Com custo estimado em R$ 372 milhões, a obra começou em julho de 2020. A promessa inicial era que o túnel seria entregue em 2021, mas a previsão foi alterada mais de uma vez até a inauguração, efetivada nesta manhã.
“Hoje é um dia especial para todos nós. Quero parabenizar todos os moradores pelos 65 anos desta cidade maravilhosa. Taguatinga é a mãe de todas as cidades do Distrito Federal. Isso é um sonho que vai beneficiar diversas regiões do Distrito Federal”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).
“Quem anda por aqui vê a realidade de uma cidade mudando de verdade. Para muitos, essa obra era impossível. Estamos aqui, hoje, com a realidade. Vamos trabalhar muito mais pelo Distrito Federal. Independentemente das adversidades, vamos fazer muito mais para manter o DF com a dignidade que este povo merece”, discursou o governador. “Meu muito obrigado a esta população maravilhosa que acreditou na entrega deste túnel”, acrescentou o emedebista.
Veja como ficou a parte interna do túnel:
O administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato, celebrou a obra. “Ao completar 65 anos de Taguatinga, nós recebemos o maior presente para a cidade. O túnel é a cereja do bolo. O governador Ibaneis Rocha é o homem que transforma sonhos em realidade. Muito obrigado”, disse.
“São 20 anos de espera por essa obra. Hoje é um dia de muita emoção, alegria e gratidão. Tenho 55 anos de Taguatinga. Deixo aqui a minha gratidão, governador. Você não desistiu e está transformando toda a nossa Brasília, numa nova cidade. Confie na sua equipe. Esse povo entrega todos os dias o que tem de melhor”, celebrou o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires.
Também participaram da inauguração a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha; a vice-governadora, Celina Leão (PP); o ex-governador José Roberto Arruda; além de secretários do Executivo local e parlamentares da cidade.
Palco cede
Um pouco antes do início da solenidade de inauguração, um incidente assustou as autoridades presentes: o palco estava lotado e cedeu em uma pequena parte do meio. Ninguém caiu nem se feriu.
Os presentes continuaram no palco e se posicionaram na lateral esquerda. O evento seguiu conforme o previsto.
Trânsito desafogado
O túnel liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Avenida Elmo Serejo. O objetivo da passagem subterrânea é oferecer caminho livre para motoristas que se dirigem a outras regiões administrativas.
Além da passagem subterrânea, com seis faixas de rolamento, o complexo viário é composto por duas pistas vicinais e um corredor exclusivo para ônibus.
Inicialmente, apenas carros leves e de passeio poderão trafegar pelo túnel. Até que o viaduto acima da passagem esteja pronto, ônibus e demais veículos pesados continuarão a fazer o mesmo percurso do início das obras.
Ao longo de 1 km de extensão, o túnel, cuja velocidade permitida será 60 km/h (fiscalizada por radar), terá duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
“Essa inauguração traz modernidade para o centro de Taguatinga, beneficia uma população enorme que envolve Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente. Uma obra que era aguardada há mais de 20 anos, e a gente faz a entrega exatamente no aniversário da cidade de 65 anos. Isso recoloca toda essa região dentro de um patamar bem elevado”, afirmou o governador.
Sem citar nomes, o governador mencionou “detratores” da cidade. “Independentemente daqueles detratores da nossa cidade, nós vamos continuar trabalhando com força para colocar o Distrito Federal no patamar que essa população exige”, concluiu. A afirmação foi feita dias depois de o ministro da Casa Civil, Rui Costa, dizer que Brasília é uma “ilha da fantasia”.
Obras
O túnel da cidade ligará uma das pistas, no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, e terá uma via alternativa, pela superfície, rumo ao centro de Taguatinga.
O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos da região, problema antigo para motoristas que passam pela área. Com a conclusão da obra, carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, no sentido Plano Piloto, entrarão pelo túnel e sairão na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Do outro lado, os veículos que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel, até o início da Via Estádio, e sairão após o viaduto da Avenida Samdu. Pistas marginais darão acesso às avenidas Sul e Norte e às duas comerciais.
A Avenida Central de Taguatinga terá um boulevard arborizado, com calçadas reformadas e estacionamentos ampliados.
Rei Pelé
O túnel recebeu o nome de Rei Pelé em 3 de janeiro, dia do sepultamento do jogador de futebol brasileiro considerado o melhor de todos. A determinação partiu de Ibaneis.
Em 13 de maio, durante cumprimento de agenda, o chefe do Executivo local lembrou que o túnel precisará de ajustes após a inauguração, mas as correções “não impedem o funcionamento do túnel”.